Edital de convocação: eleições sindicais 2022

No dia 22 de fevereiro, das 9h às 16h, será realizada eleição para composição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes do Sindilojas POA.

Confira abaixo o edital na íntegra:

Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre e Alvorada

Comunicamos que, no dia 22 de fevereiro de 2022, das 9 horas às 16 horas, na sede do sindicato, na Rua dos Andradas, 1234, 9º andar, em Porto Alegre, será realizada eleição para composição da Diretoria, Conselho Fiscal, e Delegados Representantes junto à entidade de grau superior, e respectivos suplentes, do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, com mandato no período de 1º de abril de 2022 à 31 de março de 2026, ficando, a partir da data da publicação do Aviso Resumido do Edital e da fixação do edital na sede e sítio da entidade, aberto o prazo de dez (10) dias para registro de chapas.

O requerimento de registro de chapa, assinado por qualquer dos candidatos que a integrem, será dirigido a Comissão Eleitoral do sindicato, em duas vias, cada uma acompanhada dos documentos exigidos no parágrafo terceiro do art. 11 do Regulamento Eleitoral. Será recusado o registro de chapa que não apresentar o número total dos candidatos aos cargos efetivos e pelo menos a metade dos respectivos suplentes, considerados distintamente os órgãos de administração, conselho fiscal e de representação.

Durante o prazo para registro de chapas, a Secretaria do sindicato funcionará em expediente normal, das 8 horas às 18 horas, ali permanecendo uma pessoa habilitada para atender os interessados, prestar informações sobre o processo eleitoral, receber documentação e fornecer o competente recibo. Caso não seja obtido quorum em primeira votação, na data acima referida, será realizada segunda votação no dia 23 de fevereiro de 2022. E não sendo obtido quorum em segunda votação, será realizada a terceira votação no dia 24 de fevereiro de 2022, ficando os associados, desde logo, convocados para as novas votações. Havendo empate entre as chapas concorrentes mais votadas, nova eleição será realizada no dia 24 de fevereiro de 2022, limitada a eleição às chapas empatadas.

Todas as votações serão realizadas na sede do sindicato situada na Rua dos Andradas, 1234, 9º andar, na cidade de Porto Alegre/RS, iniciando-se às 9 horas para terminar às 16 horas, podendo ser encerrada antecipadamente se já tiverem votado todos os eleitores constantes da folha de votação. Ocorrendo segunda e/ou terceira eleição, apenas as chapas inscritas para a primeira eleição poderão concorrer. Havendo somente uma chapa registrada para as eleições, poderá a assembleia, em última convocação, ser realizada duas horas após o encerramento da eleição em primeira convocação, com qualquer número de eleitores presentes. Cada chapa registrada poderá designar fiscais para acompanhamento dos trabalhos das mesas coletoras, na proporção de 2 (dois) fiscais por mesa e por chapa registrada, escolhidos dentre os eleitores. O voto será exercido pelo titular, sócio ou diretor estatutário, ou administrador não sócio de sociedade limitada assim designado no contrato social, ou, ainda, por procurador nomeado através de instrumento registrado em cartório, sendo necessário que o procurador reúna a condição de empregado do associado, de empresa filiada há mais de 6 (seis) meses e que exerça há mais de 2 (dois) anos a atividade, habilitado perante o sindicato como seu representante. A empresa que possua mais de 01 (um) empregado habilitado perante o sindicato deverá credenciar formalmente um deles como representante-votante, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias antes da data do pleito. Não será admitido o voto através de instrumento de mandato outorgado pelo sócio habilitado a votar. A relação dos associados em condições de votar será afixada na sede do sindicato no dia 21 de janeiro de 2022, abrindo-se o prazo de 72 horas para impugnação, nos termos do artigo 6º, § 3º do Regulamento. Os procedimentos eleitorais obedecerão ao disposto no Estatuto Social e no Regulamento Eleitoral da entidade.

Porto Alegre, 14 de janeiro de 2022

Manoel Joaquim Pimentel
Nelson Lídio Nunes
Roberto Zimmer

Comissão Eleitoral