Efetivação de funcionários temporários ocorreu em mais de 1/3 das lojas que contrataram sob este modelo

A média de funcionários efetivados ficou de um por loja

A efetivação de funcionários que foram contratados como temporários no fim do ano passado alcançou os 36,2% das lojas na sondagem realizada pelo Sindilojas Porto Alegre.

No mês de outubro de 2024, a Entidade havia feito um levantamento com lojistas sobre a possibilidade da contratação de trabalhadores temporários para atuar no fim do ano, data de maior movimento no comércio varejista.

O resultado obtido pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA era de que cerca de 70% dos entrevistados viam como boas as chances a efetivação de funcionário após o período como temporário na empresa. Essa mudança para menos, reflete as dificuldades enfrentadas pelos empresários como a taxa alta de juros, por exemplo.

Lá na época, o saldo de empregos temporários em Porto Alegre alcançou o saldo de 420 contratações líquidas (admissões menos demissões), consolidando-se como o melhor resultado nos últimos dois anos. Segundo o economista do Sindilojas Poa, Rodrigo de Assis, “o desempenho reflete o impacto positivo da sazonalidade, especialmente impulsionado pelas demandas de final de ano nos setores de comércio e serviços”.

O saldo geral de empregos na cidade também apresentou resultado expressivo, totalizando 2174 contratações líquidas no mesmo período. Os empregos temporários, com 420 vagas, representaram 19,3% desse total, demonstrando sua relevância para a dinâmica do mercado de trabalho local.

Nas informações adquiridas através do levantamento neste ano, 100% dos respondentes disseram estar satisfeitos com o desempenho do funcionário efetivado. A média de colaboradores que conseguiram migrar do modelo “temporário” para “CLT” foi de 1.1 funcionários por loja.

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, comenta a sensação que teve ao acessar os dados. “Claro que a gente idealiza números melhores, mas precisamos lidar com a realidade. O varejo precisa qualificar a mão de obra em prol dos lojistas, e o Sindiojas Poa promove diversos cursos de capacitação para entregar qualidade no atendimento. Porém, entendemos que sim, há uma boa perspectiva no horizonte. Por exemplo, todos lojistas que efetivaram, estão 100% satisfeitos com o funcionário contratado”, afirmou.

Veja também

    Decretos e regrasNoticias

    Receita Estadual do RS estabelece novos prazos para recadastramento de empresas

    Veja mais
    Noticias

    Investimento estratégico

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre prestigia passagem de comando do 9º BPM

    Veja mais
    Noticias

    FBV 2025 vem com força total

    Veja mais