Em 2009, Febraban quer transformar boletos de papel em cobranças eletrônicas

O projeto DDA (Débito Direto Autorizado), que prevê o fim do boleto bancário em papel será um dos principais temas para discussão do Ciab Febraban 2009 (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação…

O projeto DDA (Débito Direto Autorizado), que prevê o fim do boleto bancário em papel será um dos principais temas para discussão do Ciab Febraban 2009 (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), a ser realizado este ano nos dias 17, 18 e 19 de junho. O mote do projeto é socioambiental. Calcula-se que, em 2008, mais de 2,36 bilhões de boletos em papel foram processados. A meta é que, em três anos, 50% dos boletos sejam apresentados de forma eletrônica.

Avaliação das empresas
O diretor de Vendas para o segmento financeiro da HP Brasil, Alex Freitas, garante que, para a empresa, o DDA é um divisor de águas. Após sua implantação, as possibilidades de uso serão ilimitadas. “Acreditamos que o sistema financeiro se renovará e novos modelos de negócios surgirão. Em um piscar de olhos, teremos novas oportunidades utilizando a infraestrutura, os sistemas e os dados do DDA. Ainda que estejamos atravessando uma crise econômica mundial, as instituições continuarão a utilizar a tecnologia como ferramenta estratégica para redução nos custos, controle de custos, aumento da eficiência e conformidade regulatória”, afirma Freitas.

Combate às fraudes
Para o vice-presidente de Marketing e Vendas da Diebold, Juarez Sant´Anna, a redução de custos com papel, postagem e manuseio será certamente uma vantagem, mas a queda no risco de fraudes será mais importante. Do ponto de vista do diretor de Mercado Corporativo Privado da Oi, Luiz Henrique Costa, entre os principais benefícios do DDA, estão as reduções de papel e de filas nas agências e maior segurança e agilidade na cobrança, com consequente diminuição de inadimplemento para os prestadores de serviços.

Veja também

    Noticias

    Reconstruindo Juntos: comércio pulsante é o caminho para a recuperação

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub prorroga inscrições para o programa de aceleração de startups

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Atualização da cartilha do Estado de Calamidade

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre lança apoio ao comércio gaúcho

    Veja mais