Em busca de uso individual, 38% dos brasileiros devem comprar PC em 2011

SÃO PAULO – A tendência de individualização do computador – no qual começa a desaparecer a imagem do PC da família e crescer aquela em que cada pessoa na casa tem sua própria máquina – vai…

SÃO PAULO – A tendência de individualização do computador – no qual começa a desaparecer a imagem do PC da família e crescer aquela em que cada pessoa na casa tem sua própria máquina – vai impulsionar as vendas no Brasil em 2011. Segundo pesquisa da Intel divulgada nesta sexta-feira (19), 38% dos brasileiros pretendem comprar um PC nos próximos 12 meses. Dentre os itens de tecnologia, o desktop está no topo da lista de desejos dos brasileiros, com 15,2% de intenção de compra – mesmo número que as TVs LCD/Plasma/3D, de acordo com a Intel. Os notebooks aparecem com 14,3% das intenções de compra e os netbooks, com 2,3%. As Regiões Norte e Sul são as que apresentam maior intenção de compras, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde 50% dos entrevistados declararam que pretendem comprar um desktop, notebook ou netbook nos próximos 12 meses. “O Rio Grande do Sul é o exemplo de região onde já existe grande penetração dos computadores nos lares, e cujo crescimento está sendo ditado pela compra de uma segunda máquina ou pela individualização”, disse o diretor de Marketing da Intel Brasil, Cássio Tietê”. Outras localidades onde a intenção de compra é acentuada são o Paraná (44%), Bahia (31%), Ceará (36%) e Santa Catarina (34%).

Individualização

Quando se fala em uso individual do PC, o destaque fica por conta do Distrito Federal, onde 35,6% dos usuários têm o computador só para uso próprio. Outros estados que apresentam maior porcentagem de uso individualizado do PC são Rio de Janeiro (25,9%), Minas Gerais (25,7%) e Goiás (25,3%). Os locais que apresentaram maior índice de uso compartilhado – onde mais de uma pessoa usa um determinado equipamento – foram o Rio Grande do Sul (91,7%), Pará (91,4%) e Pernambuco (90,6%). “O brasileiro é apaixonado pelo seu computador – ele estuda, trabalha, compartilha, se relaciona através dele. Nesse contexto, é natural que o brasileiro queira um computador que seja efetivamente pessoal – que seja só seu, e reflita sua personalidade, seus maneirismos”, declarou Tietê. Esta tendência, comum nos mercados mais maduros, vai guiar o crescimento do mercado no futuro próximo”, finalizou o executivo.

Pesquisa

Encomendada ao Instituto Ipsos, a pesquisa foi realizada entre agosto e outubro de 2010, entrevistou 2.500 pessoas residentes em 16 praças brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A amostragem abrangeu usuários de computadores das classes ABCD, com mais de 16 anos, divididos por estado de acordo com perfis demográficos.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais