Em novembro, queda em indicador da Fecomércio-RS mostra gaúchos menos otimistas

O resultado de novembro da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) do mês de novembro sinalizou a queda ao marcar 125,6 pontos, quando o mês de outubro havia registrado 130,7 pontos e…

O resultado de novembro da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) do mês de novembro sinalizou a queda ao marcar 125,6 pontos, quando o mês de outubro havia registrado 130,7 pontos e novembro de 2010 marcou 135,6 pontos. A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta segunda-feira (28) pela Fecomércio-RS mostra que, mesmo com a queda, o ICF-RS se mantém no campo otimista, acima do valor de indiferença, que é de 100 pontos.

Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a retração foi puxada pelos componentes referentes a compras a prazo, momento para duráveis e perspectivas de consumo. “No caso das perspectivas de consumo, houve o retorno para um valor mais próximo da média histórica, dado que o valor verificado em outubro foi percebido como fora do padrão”, explicou. Os componentes referentes ao emprego atual, perspectiva profissional e nível de consumo atual, em oposição, apresentaram elevação.

Na decomposição por renda familiar, a queda do ICF-RS foi puxada pelas famílias com renda até 10 salários mínimos (S.M.), para as quais o indicador caiu de 130,0 em out/11 para 124,1 em nov/11 (-4,5%). Para as famílias com renda superior a 10 S.M., a confiança permaneceu praticamente estável, registrando 133,6 pontos em nov/11, frente a 133,8 em out/11.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo anuncia nova data para 2025

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre assina carta buscando alternativas para acesso à capital

    Veja mais