Em novembro, queda em indicador da Fecomércio-RS mostra gaúchos menos otimistas

O resultado de novembro da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) do mês de novembro sinalizou a queda ao marcar 125,6 pontos, quando o mês de outubro havia registrado 130,7 pontos e…

O resultado de novembro da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) do mês de novembro sinalizou a queda ao marcar 125,6 pontos, quando o mês de outubro havia registrado 130,7 pontos e novembro de 2010 marcou 135,6 pontos. A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta segunda-feira (28) pela Fecomércio-RS mostra que, mesmo com a queda, o ICF-RS se mantém no campo otimista, acima do valor de indiferença, que é de 100 pontos.

Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a retração foi puxada pelos componentes referentes a compras a prazo, momento para duráveis e perspectivas de consumo. “No caso das perspectivas de consumo, houve o retorno para um valor mais próximo da média histórica, dado que o valor verificado em outubro foi percebido como fora do padrão”, explicou. Os componentes referentes ao emprego atual, perspectiva profissional e nível de consumo atual, em oposição, apresentaram elevação.

Na decomposição por renda familiar, a queda do ICF-RS foi puxada pelas famílias com renda até 10 salários mínimos (S.M.), para as quais o indicador caiu de 130,0 em out/11 para 124,1 em nov/11 (-4,5%). Para as famílias com renda superior a 10 S.M., a confiança permaneceu praticamente estável, registrando 133,6 pontos em nov/11, frente a 133,8 em out/11.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais