Em São Paulo, comércio varejista inicia ano com queda de 3,8% no faturamento

As empresas do varejo paulista registraram queda de 3,8% nas vendas de janeiro último, frente a igual mês de 2008. O dado faz parte da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), divulgada pela…

As empresas do varejo paulista registraram queda de 3,8% nas vendas de janeiro último, frente a igual mês de 2008. O dado faz parte da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), divulgada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) na quinta-feira (5).
Destaques positivos: No mês de janeiro, dos oito setores pesquisados, apenas três apresentaram resultados positivos em relação ao mesmo mês do ano passado. São eles: Supermercados (+3,5%), Lojas de Departamento (+13,6%) e Farmácias e Perfumarias (+9,8%). Por outro lado, tiveram resultados negativos: Vestuário, Tecidos e Calçados (-4,4%), Lojas de Material de Construção (-10,8%), Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (-11,1%), Automóveis (-13%) e Móveis e Decorações (-20%).

Acumulado do ano: O crescimento acumulado de renda em 2008 tem sido o grande responsável pela manutenção do consumo em níveis ainda razoáveis, compensando em parte a redução do crédito. “Apesar do nível de desocupação em São Paulo crescer 2,3 pontos percentuais no mês, atingindo 9,4%, o rendimento médio cresceu 6,5% sobre janeiro do ano passado, alavancando a massa real de rendimentos na região, dentro da tendência observada ao longo do ano passado”, disse o economista da Fecomercio, Altamiro Carvalho.

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais