Em São Paulo, comércio varejista inicia ano com queda de 3,8% no faturamento

As empresas do varejo paulista registraram queda de 3,8% nas vendas de janeiro último, frente a igual mês de 2008. O dado faz parte da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), divulgada pela…

As empresas do varejo paulista registraram queda de 3,8% nas vendas de janeiro último, frente a igual mês de 2008. O dado faz parte da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), divulgada pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) na quinta-feira (5).
Destaques positivos: No mês de janeiro, dos oito setores pesquisados, apenas três apresentaram resultados positivos em relação ao mesmo mês do ano passado. São eles: Supermercados (+3,5%), Lojas de Departamento (+13,6%) e Farmácias e Perfumarias (+9,8%). Por outro lado, tiveram resultados negativos: Vestuário, Tecidos e Calçados (-4,4%), Lojas de Material de Construção (-10,8%), Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (-11,1%), Automóveis (-13%) e Móveis e Decorações (-20%).

Acumulado do ano: O crescimento acumulado de renda em 2008 tem sido o grande responsável pela manutenção do consumo em níveis ainda razoáveis, compensando em parte a redução do crédito. “Apesar do nível de desocupação em São Paulo crescer 2,3 pontos percentuais no mês, atingindo 9,4%, o rendimento médio cresceu 6,5% sobre janeiro do ano passado, alavancando a massa real de rendimentos na região, dentro da tendência observada ao longo do ano passado”, disse o economista da Fecomercio, Altamiro Carvalho.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Vice-Presidente de Entidade, Carlos Klein, prestigia formatura do Moda Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Natal da Azenha conta com patrocínio máster do Sindilojas Porto Alegre

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Programa de qualificação profissional é lançado pela Prefeitura da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Calendário para pagamento do IPTU é liberado

    Veja mais