Em São Paulo, quase oito mil consumidores renegociaram suas dívidas em mutirão

SÃO PAULO – A campanha Acertando Suas Contas, realizada pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), possibilitou que 7.838 consumidores ficassem em dia com seus pagamentos. Somente na primeira…

SÃO PAULO – A campanha Acertando Suas Contas, realizada pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), possibilitou que 7.838 consumidores ficassem em dia com seus pagamentos. Somente na primeira semana da ação, mais de 30 mil pessoas foram ao centro de São Paulo para negociar seus débitos. A campanha irá terminar no dia 22 de dezembro. O serviço também está disponível na internet (www.apoioaoconsumidor.com.br). “Os números indicam que a campanha está sendo um sucesso e veio num momento certo, de grande expansão da economia, e às vésperas da maior data de vendas do ano, o Natal”, afirma o presidente da SCPC Boa Vista, Dorival Dourado. Em relação à forma de pagamento dos débitos negociados, os dados indicam que 51% dos consumidores pagarão com os salários e 28% utilizarão o 13º salário.

Desemprego

Segundo estudo realizado pelo SCPC, o principal motivo da inadimplência dos consumidores que participaram da campanha é o desemprego, apontado por 39%. Outros 26% disseram que é a renda insuficiente, enquanto 18% afirmaram que é a falta de planejamento financeiro. O endividamento foi maior com os cartões de crédito (51%), cartões de lojas (31%), contas de telefone fixo e celular (19%), financiamentos (17%) e cheque especial (16%). “Nosso levantamento no Pateo do Collegio mostra que o consumidor vai priorizar a quitação das dívidas com cartões de crédito (34,1%), bancos (21,6%), cartões de lojas (10,9%) e financiamentos (10,7%), nessa ordem, a maioria (78%) em até 6 meses”, finaliza Dourado.

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