Em sondagem, Sindilojas Porto Alegre revela otimismo dos lojistas com o Mês Farroupilha
Bombacha é o item mais procurado por consumidores
O mês Farroupilha já movimenta o varejo tradicionalista da capital gaúcha. Dentre os quase 85% dos lojistas respondentes que afirmam já ter sido procurados em suas lojas por clientes em busca de artigos referentes à comemoração do mês Farroupilha, 66,7% deles – que atuam no segmento de vestuário e bazar – consideram o movimento entre bom e moderado.
A pesquisa ainda traz a comparação com o mesmo período do último ano. Os dados são positivos, já que 50% citam que devem vender mais neste ano de 2025. Cerca de 30% acreditam que vão vender igual ao ano passado e outro 16,7% citam que as vendas de itens relacionados à artigos gauchescos podem diminuir.
Em questão de valores, o ticket médio gasto com acessórios tradicionais deve ficar em R$ 325,00.
Produtos mais procurados para a compra?
Bombacha: 27,8%
Camisa Polo: 16,7%
Alpargata: 11,1%
Lenço, cuia e boinas foram outros itens citados na sondagem da Entidade.
Nas vendas desses itens, os seguintes fatores descritos abaixo são os principais pontos de destaque, segundo os lojistas:
- Atendimento de qualidade do vendedor
- Cordialidade com o cliente na hora da venda
- Organização de produtos em prateleiras e araras
- Decoração da vitrine e a loja
O resultado mostra que o mês Farroupilha tem força junto às pessoas. “A tradição ajuda, já que mexe com o sentimento das pessoas. E para que o comércio seja realmente impactado de forma positiva é necessário cuidar da apresentação dos produtos específicos ligados ao tradicionalismo gaúcho na vitrine das lojas e ter atenção à qualidade no atendimento e cordialidade com o cliente. Com isso em dia, as vendas devem ser boas, indo ao encontro da expectativa positiva dos lojistas”, admitiu Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre.