Emergentes com vontade de consumir

Ao concretizar sonhos como a compra de carro zero, casa própria e viagem de avião, a classe C se consolidou como maior consumidora de bens e serviços no país. Em 2010, os integrantes dessa nova classe média…

Ao concretizar sonhos como a compra de carro zero, casa própria e viagem de avião, a classe C se consolidou como maior consumidora de bens e serviços no país. Em 2010, os integrantes dessa nova classe média brasileira movimentaram sozinhos R$ 881 bilhões.

Se em 2002 a parcela da pirâmide social representava 26% do potencial de compras de bens e serviços no Brasil, no ano passado saltou para 41% – o equivalente ao potencial de consumo das classes A e B juntas.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento somou 94,9 milhões de habitantes em 2009 e chegou a 50% da população. Se as projeções se confirmarem, a camada social irá atingir a marca de 113 milhões de pessoas em 2014, englobando 56% das famílias brasileiras.

Porém, na avaliação do economista Sabino Porto Jr., da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o aumento do poder de consumo da classe média não deve ser confundido com ascensão social. Para o especialista, a mobilidade das classes é determinada por educação e saúde de qualidade. – E não vejo igualdade de oportunidades nesses fatores – enfatizou Porto.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais