Emissão de cheques sem fundo caiu quase 20% em junho

Ao todo, foram devolvidos 2,14 milhões de cheques no mês passado

A emissão de cheques sem fundos caiu 19,8% em junho, comparado com mês anterior. De acordo com pesquisa do Serasa, foram devolvidos 20,2 cheques a cada mil compensados. Ao todo, foram devolvidos 2,14 milhões de cheques no mês passado.

Segundo a entidade, o recuo “é reflexo do início da recuperação econômica, com a volta do crédito para o consumidor, com prazos mais longos e juros mais baixos”

No entanto, de janeiro a junho, o número de cheques sem fundo emitidos ficou 15% maior do que nos primeiros seis meses do ano anterior. No semestre, foram devolvidos 14,26 milhões de cheques, o que corresponde a 23 cheques devolvidos a cada mil compensados — no 1º semestre de 2008, essa proporção havia ficado em 20 para mil.

“A elevação da inadimplência de cheques também se deve aos ajustes relativos à crise, ao maior endividamento de parte da população e maior utilização do pré-datado, no período mais crítico da crise, no início do ano, por conta do crédito escasso”, diz a Serasa em nota.

O Maranhão é o estado com maior inadimplência, com 95,3 cheques devolvidos por mil compensados, seguido pelo Acre (94,5) e Roraima (90). Já São Paulo é o estado onde mais cheques foram honrados, com uma média de 17,9 devolvidos a cada mil compensados. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (18,9) e Santa Catarina (20). As informações são do site G1.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Maior feira do varejo brasileiro tem 12ª edição oficialmente lançada

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tecnologia e fator humano marcam debate sobre o futuro do varejo

    Veja mais
    Noticias

    Entidade promove Café com Lojistas com aprendizados da NRF 2026

    Veja mais
    Noticias

    Comércio poderá abrir no Feriado de Navegantes em Porto Alegre

    Veja mais