Emissão de cheques sem fundo caiu quase 20% em junho

Ao todo, foram devolvidos 2,14 milhões de cheques no mês passado

A emissão de cheques sem fundos caiu 19,8% em junho, comparado com mês anterior. De acordo com pesquisa do Serasa, foram devolvidos 20,2 cheques a cada mil compensados. Ao todo, foram devolvidos 2,14 milhões de cheques no mês passado.

Segundo a entidade, o recuo “é reflexo do início da recuperação econômica, com a volta do crédito para o consumidor, com prazos mais longos e juros mais baixos”

No entanto, de janeiro a junho, o número de cheques sem fundo emitidos ficou 15% maior do que nos primeiros seis meses do ano anterior. No semestre, foram devolvidos 14,26 milhões de cheques, o que corresponde a 23 cheques devolvidos a cada mil compensados — no 1º semestre de 2008, essa proporção havia ficado em 20 para mil.

“A elevação da inadimplência de cheques também se deve aos ajustes relativos à crise, ao maior endividamento de parte da população e maior utilização do pré-datado, no período mais crítico da crise, no início do ano, por conta do crédito escasso”, diz a Serasa em nota.

O Maranhão é o estado com maior inadimplência, com 95,3 cheques devolvidos por mil compensados, seguido pelo Acre (94,5) e Roraima (90). Já São Paulo é o estado onde mais cheques foram honrados, com uma média de 17,9 devolvidos a cada mil compensados. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (18,9) e Santa Catarina (20). As informações são do site G1.