Emprego sobe e desemprego recua em dezembro, segundo indicadores da FGV

No mês passado, o otimismo da indústria com o semestre seguinte teve melhora significativa

Indicadores do mercado de trabalho apresentaram resultados melhores para a economia no último mês de 2014, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) avançou 2,0% em dezembro, atingindo 76,0 pontos, após recuar 0,3% em novembro. A FGV afirma que, embora o indicador continue em nível extremamente baixo em termos históricos, o resultado confirma a tendência de alta ao final de 2014, após um período de fortes quedas entre março e setembro.

A economista da FGV/IBRE Sarah Lima explica que a série de médias móveis trimestrais apresenta tendência positiva, “mas os números ainda não permitem distinguir se estamos observando uma reversão de tendência ou uma calibragem frente ao pessimismo exacerbado das expectativas nos meses anteriores”.

Uma das contribuições positivas para esse resultado veio do otimismo dos industriais com a situação dos negócios nos seis meses seguintes, com variação de 8,7% na margem, segundo a fundação.

Desemprego

Outro dado positivo foi o recuo de 1,1% do ICD (Indicador Coincidente de Desemprego) em dezembro, atingindo 73,6 pontos. No entanto, a primeira queda do indicador em nove meses não foi suficiente para reverter a tendência de alta observada nos meses anteriores, conforme mostra o indicador de médias móveis trimestrais.

Sarah afirma que “após alguns meses de piora no mercado de trabalho, a ligeira queda do ICD em dezembro deve ter tomada com alguma cautela”.