Empresário Irio Piva recebe título de cidadão de Porto Alegre

Na noite desta terça-feira (16/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre entregou às mãos do empresário Irio Piva, o título de cidadão honorífico de Porto Alegre. A homenagem, proposta pelo vereador Alceu Brasinha (PTB), foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e prestigiada pelo presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, pelo vice-presidente da Rede Pampa de Comunicações, Paulo Sérgio Pinto e pelo vice-presidente do Conselho de Cidadãos Honorários da Capital, Jorge Krieger de Melo.

Nascido em Cacique Doble, município do interior do Rio Grande do Sul, Irio é o sexto filho de uma família de nove irmãos. Formou-se em Administração de Empresas, pós-graduou-se em Marketing pela UFRGS e pela ESPM com especializações na Unisinos e na Universidade de Belgrano, em Buenos Aires. Atualmente, é sócio-proprietário da Elevato Acabamento de Construção, criada há 19 anos, e hoje com nove lojas em Porto Alegre, Camaquã, Novo Hamburgo e São Lourenço do Sul.

Ao lembrar a trajetória do homenageado, Alceu Brasinha (PTB) destacou que Piva começou como auxiliar de expedição nas Lojas Tumelero, ocupando mais tarde, cargos de auxiliar de vendas, chefe de departamento, gerente de loja e gerente de marketing. “Tu és um lutador e um vencedor. Com a tua história, entras para o rol de personalidades queridas e empreendedoras desta cidade”, elogiou. Brasinha também parabenizou o empresário pelas ações sociais desenvolvidas através de seus negócios. “Foi por meio do seu trabalho que muitas oportunidades de empregos foram geradas aos jovens empreendedores gaúchos”.

Em seu pronunciamento, Irio Piva agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal. “Sempre tive o sonho de vencer, de ser alguém, e Porto Alegre proporcionou a mim esta oportunidade. É uma honra tornar-me cidadão de uma cidade que me acolheu com todo seu amor e alegria”, afirmou. Para ele, o maior orgulho de sua história foi fazer parte de uma família incansável e empreendedora que até hoje faz a diferença na vida das pessoas. “Meus pais me ensinaram a importância de proporcionar aos outros oportunidades de trabalho, de emprego e de estudo. Sou muito feliz por tocar esta trajetória adiante e ser valorizado por isso”, agradeceu emocionado.

Atuação
Como forma de contribuir com o segmento e a comunidade, Irio presidiu a Acomac – Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Porto Alegre – por dois anos (2005-2007) e, atualmente, é vice-presidente da Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – e integra a diretoria do Sindilojas – Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre.