Empresários gaúchos seguem otimistas, mostra pesquisa da Fecomércio-RS

Os empresários do comércio do Rio Grande do Sul se mantiveram otimistas no mês de dezembro. Foi o que sinalizou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS), que permaneceu praticamente estável, com queda de 0,3% em dezembro (128,3 pontos) frente ao mês de novembro (128,7 pontos). A pontuação ficou acima da linha de indiferença, que são os 100 pontos.

A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta terça-feira (27) pela Fecomércio-RS mostrou que o comportamento do indicador em dezembro refletiu o movimento distinto entre seus componentes. Enquanto a percepção quanto à situação atual apresentou melhora, as expectativas para as condições futuras e o nível de investimentos tiveram queda.

Para as empresas com mais de 50 funcionários, que permanecem sendo as mais otimistas, o índice aumentou 5,1%, ao passar de 145,1 para 152,5 pontos. No entanto, a predominância na amostra das empresas com até 50 funcionários, para quem a confiança caiu de 128,4 para 127,8 pontos (-0,5%), determinou o comportamento do indicador em dezembro.

Na classificação por segmentos, houve elevação no indicador de duráveis, leve queda nos não duráveis, que passaram a ser os mais confiantes, e decréscimo dos semiduráveis na comparação com o mês anterior. No comportamento do segmento de duráveis, pode-se apontar influência das medidas de redução de carga tributária de alguns produtos da linha branca, anunciadas recentemente pelo governo.