Empresários gaúchos seguem otimistas, mostra pesquisa da Fecomércio-RS

Os empresários do comércio do Rio Grande do Sul se mantiveram otimistas no mês de dezembro. Foi o que sinalizou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS), que permaneceu…

Os empresários do comércio do Rio Grande do Sul se mantiveram otimistas no mês de dezembro. Foi o que sinalizou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS), que permaneceu praticamente estável, com queda de 0,3% em dezembro (128,3 pontos) frente ao mês de novembro (128,7 pontos). A pontuação ficou acima da linha de indiferença, que são os 100 pontos.

A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta terça-feira (27) pela Fecomércio-RS mostrou que o comportamento do indicador em dezembro refletiu o movimento distinto entre seus componentes. Enquanto a percepção quanto à situação atual apresentou melhora, as expectativas para as condições futuras e o nível de investimentos tiveram queda.

Para as empresas com mais de 50 funcionários, que permanecem sendo as mais otimistas, o índice aumentou 5,1%, ao passar de 145,1 para 152,5 pontos. No entanto, a predominância na amostra das empresas com até 50 funcionários, para quem a confiança caiu de 128,4 para 127,8 pontos (-0,5%), determinou o comportamento do indicador em dezembro.

Na classificação por segmentos, houve elevação no indicador de duráveis, leve queda nos não duráveis, que passaram a ser os mais confiantes, e decréscimo dos semiduráveis na comparação com o mês anterior. No comportamento do segmento de duráveis, pode-se apontar influência das medidas de redução de carga tributária de alguns produtos da linha branca, anunciadas recentemente pelo governo.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais