Empresários iniciam ano com projeção otimista

Os empresários da construção civil iniciaram o ano de 2010 otimistas em relação ao aumento da atividade econômica do setor nos próximos seis meses. De acordo com a Sondagem da Construção Civil,…

Os empresários da construção civil iniciaram o ano de 2010 otimistas em relação ao aumento da atividade econômica do setor nos próximos seis meses. De acordo com a Sondagem da Construção Civil, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o indicador de expectativas sobre o nível de atividade ficou em 70,6 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, o que aponta aumento de atividade do setor da construção civil. “O otimismo é particularmente elevado entre executivos de grandes empresas (78,8 pontos)”, destaca o documento.

O levantamento revela ainda um clima de otimismo entre os empresários do setor de construção em relação a novos empreendimentos e serviços, ao aumento de compras de insumos e matérias-primas e ainda em relação à contratação de trabalhadores nos próximos seis meses. Na comparação com dezembro de 2009, o documento mostra que houve crescimento do nível de atividade do setor ante novembro, com o indicador marcando 53,7 pontos. Outro dado da sondagem indica que a atividade econômica do setor está aquecida. O indicador que mede o nível de atividade efetivo em relação ao usual ficou 53,2 pontos. No que diz respeito ao número de empregos, a mostra aponta que no quarto trimestre de 2009 houve crescimento nas contratações, com o indicador registrando 53,6 pontos comparado ao terceiro trimestre. Ainda segundo a sondagem, a margem de lucro das empresas do setor foi mais que satisfatória no quarto trimestre, com destaque para as grandes companhias. As empresas também informaram que a situação financeira foi mais que satisfatória e que o acesso ao crédito foi fácil.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais