Empresas ampliam uso do e-mail marketing

Atentas aos resultados positivos que vêm sendo alcançados com as ações de e-mail marketing, as empresas brasileiras estão intensificando o uso dessa ferramenta promocional. Se em 2003 apenas 19% dos envios…

Atentas aos resultados positivos que vêm sendo alcançados com as ações de e-mail marketing, as empresas brasileiras estão intensificando o uso dessa ferramenta promocional. Se em 2003 apenas 19% dos envios das mensagens aconteciam semanalmente, no ano passado esse índice já subiu para 30,22%, reduzindo a concentração das ações mensais, que até então chegavam a 53%. Atualmente, 71,5% das empresas ouvidas pela pesquisa O uso do E-mail Marketing nas corporações brasileiras afirmaram que desenvolvem ações de e-mail marketing promocionais. O levantamento foi realizado pela empresa Dinamize em parceria com a WBI Brasil com 2.845 profissionais que participaram das edições do evento Café COM Internet em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Esse incremento dos envios poderia representar um grande problema, como a saturação pelos usuários do recebimento de e-mails promocionais. Isso só não está acontecendo, segundo o diretor de marketing da WBI Brasil, Paulo Kendzerski, porque há um amadurecimento e uma profissionalização da forma de trabalhar com essa ferramenta. “Existe uma evolução no percentual de pessoas que se cadastram para receber e-mails justamente porque as empresas estão conseguindo direcionar melhor as suas estratégias nessa área”, diz. Essa melhoria significa saber agregar conteúdos e adequar as promoções ao perfi l dos internautas.

A maior profissionalização se reflete ainda na criação de estratégias para aumentar a efetividade das ações, como a percepção da importância de concentrar os envios em determinados dias da semana. Hoje, pelo menos 32,7% acontecem na terça-feira, enquanto há alguns anos o foco maior era no sábado, domingo e segunda. “Tradicionalmente o comércio eletrônico tem o seu pico de vendas na quarta-feira. E as empresas aprenderam a enviar um dia antes e chegar até os usuários no momento de decisão de compra”, observa Kendzerski.

Decisões acertadas como essa já fazem com que o uso do e-mail marketing tenha se tornado a segunda principal fonte de venda online no Brasil, ao lado da digitação direta do site da loja virtual, de acordo com dados da empresa especializada e-bit. No ano passado, o envio de e-mails promocionais foi responsável por estimular a comercialização de um total de R$ 1,5 bilhão em produtos, ficando atrás apenas das vendas a partir dos dispositivos de busca. O diretor-executivo da Dinamize, Jonatas Abbott, acredita que o crescimento das compras através do e-mail marketing acontece também a partir de uma maior inserção da classe C e D. “As pessoas não se importam de receber e-mails promocionais desde que eles sejam pertinentes”, observa.

A Dinamize é um dos principais players brasileiros nesse segmento de e-mail marketing. Apesar de todo o avanço, algumas questões ainda precisam ser melhor analisadas. A pesquisa revelou, por exemplo, que 44% das pessoas ouvidas não gostam de informar o número do CPF e RG no momento do preenchimento de um cadastro para receber promoções. “Solicitar esses dados é desnecessário na maioria das vezes, então, é bom evitar o desgaste com os usuários”, acrescenta Kendzerski. Por outro lado, menos de 4% dos entrevistados para a pesquisa afirmaram que se preocupam em conhecer as políticas de privacidade dos sites nos quais se cadastram.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais