Empresas cobram mais do que bancos

A quantidade de tarifas cobradas pelas empresas de cartões de crédito supera o número de serviços bancários que estão hoje sob regulamentação do Banco Central. Os dados fazem parte de levantamento do…

A quantidade de tarifas cobradas pelas empresas de cartões de crédito supera o número de serviços bancários que estão hoje sob regulamentação do Banco Central. Os dados fazem parte de levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, que participa dos trabalhos do governo para regular o setor.

O BC já regula as tarifas bancárias, que foram agrupadas em 31 categorias. O governo se prepara agora para enquadrar também o setor de cartões, que chega a cobrar por 41 serviços, sendo que alguns são considerados abusivos pelo governo.

As empresas de cartões respondem por mais de um terço das reclamações nos órgãos de defesa do consumidor no Brasil. Quase 75% dos consumidores reclamam de cobranças indevidas, principalmente de tarifas.

Um dos principais abusos apontados pelo Ministério da Justiça é a bitributação, ou seja, pagar duas vezes por um mesmo serviço. O governo também classifica como abusivas as cobranças não especificadas em contrato, como o “saque emergencial’’.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais