Empresas com padrões de excelência na gestão têm melhor desempenho

Pesquisa da Serasa revela que organizações usuárias do Modelo de Excelência da Gestão, disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade, apresentam resultados financeiros superiores à média do conjunto…

Pesquisa da Serasa revela que organizações usuárias do Modelo de Excelência da Gestão, disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade, apresentam resultados financeiros superiores à média do conjunto das organizações de seus respectivos setores.
O estudo foi elaborado a partir dos demonstrativos financeiros de uma amostra de 179 empresas usuárias do modelo, que foram comparados com os indicadores econômico-financeiros das demais organizações pertencentes aos seus segmentos de atuação num período entre 2000 e 2009.

Na indústria, o levantamento aponta que, em 2009, o percentual da margem Ebtida (lucro da empresa, desconsiderando juros, impostos, depreciação e amortização) sobre o faturamento líquido das usuárias do modelo foi de 19,9%, enquanto o das demais ficou em 14,6%. O estudo avaliou também o comércio, no qual as organizações que se orientam pelo sistema contraíram, em 2009, menos dívidas do que as demais empresas do setor, bem como tiveram uma evolução de 85,7% em seu faturamento, enquanto as companhias do setor cresceram 62%.

Os ganhos aparecem também nas empresas do segmento de serviço que aplicam o modelo, cujo faturamento cresceu 32,7% em 2009, enquanto o setor em geral variou 25,3%.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais