Empresas inovam para integrar os colaboradores

Integrar novos colaboradores aos padrões e à rotina da empresa pode não ser uma das tarefas mais fáceis. São diversos princípios e valores a serem absorvidos pelos talentos que iniciam sua jornada, sendo a…

Integrar novos colaboradores aos padrões e à rotina da empresa pode não ser uma das tarefas mais fáceis. São diversos princípios e valores a serem absorvidos pelos talentos que iniciam sua jornada, sendo a compreensão e identificação desses conceitos consideradas fundamentais para que a permanência na companhia seja bem-sucedida. Tendo em mente o quão decisivo pode ser o momento de apresentação das regras corporativas na recepção aos funcionários, departamentos de recursos humanos começam a adotar ações inovadoras de interação.

Uma das ferramentas que vem se consolidando como aliada para incrementar o relacionamento interpessoal, assim como dar boas-vindas aos novos funcionários, é a tecnologia. Através de aparatos digitais ou virtuais, empresas têm dinamizado o processo de entrada e de interatividade entre os talentos que chegam e aqueles que já estão na companhia há mais tempo.

Por volta de 2003, a agência de propaganda Ingrupo Chp recebeu uma demanda para o desenvolvimento de um jogo, que atuasse como mecanismo de integração entre novas contratações de um cliente. O grande objetivo era repassar todas as informações corporativas, como normas de comportamento e de uso de materiais, sem que os novos colaboradores perdessem a atenção ao tema. “Trabalhamos esses conceitos de uma forma mais lúdica, porque você utiliza o aspecto lúdico que os games oferecem, para que o funcionário interaja e aceite esse conteúdo”, explica o diretor-geral da Ingrupo Chp, André Santocchi.

A primeira experiência deu tão certo que virou case de sucesso da agência e foi replicada com outros clientes. Hoje, a empresa trabalha em um nicho promissor, desburocratizando informações cruciais para a relação entre organização e colaborador. Os projetos são complexos e levam cerca de três meses, cada um, para serem concebidos, fazendo com que a demanda seja de três a quatro jogos desenvolvidos ao ano. Os games elaborados, porém, podem ser encaixados nas características de todo tipo de empresa, e vão desde jogos de tabuleiro até plataformas inspiradas em redes sociais, como Facebook e Twitter. “São totalmente customizáveis de acordo com as necessidades do cliente naquele momento”, reforça Santocchi.

Equipe é recebida em clima de viagem e visita cada setor

Na fábrica de ferramentas Famastil, em Gramado, os trabalhadores recém-chegados passam por uma experiência diferente. Em formato de passeio turístico, as novas contratações são apresentadas a todos os departamentos da empresa, ideia que surgiu a fim de aproveitar a atividade econômica predominante da região. Para dar ao tour traços mais realistas, cada colaborador recebe um passaporte, que contém as informações imprescindíveis sobre a organização. Após a visita de cada setor, o passaporte é carimbado, remetendo ao procedimento das alfândegas.

A gerente de recursos humanos da Famastil, Sabrina Blauth, lembra que, antes da implantação do tour, era observada dificuldade em repassar os detalhes sobre a estrutura e funcionamento da empresa. Com o método adotado, além de ficarem a par dos processos internos, os colaboradores já começam a trabalhar mais unidos e atentos a todo o ciclo produtivo no qual estão inseridos. “A pessoa percebe que o seu trabalho tem ligação com outra áreas, que o processo dela depende de outras pessoas, em uma cadeia muito maior”, explica a dirigente. “Isso gera resultados muito diferentes”, completa. Entre os avanços, Sabrina destaca a autonomia dos funcionários, que adentram no ambiente profissional cientes de quem devem procurar quando estiverem em situação de dúvida, por exemplo.

Para a vice-presidente de gestão e inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Crismeri Delfino Corrêa, jogos e experiências dinâmicas aproximam profissionais e organizações, na medida em que o conhecimento sobre as normas torna-se mais atraente e interessante. “Se todas as empresas pudessem investir nesse momento de integração, com certeza iam atrair e reter muito mais talentos”, aponta.

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