Encontro da Mesa do Pacto Alegre aprova sete projetos para a Capital

Sindilojas POA e Co.nectar Hub são membros da iniciativa, que atua com o intuito de desenvolver e modernizar a cidade.

Foto: Giulian Serafim/PMPA

O Sindilojas Porto Alegre e o Co.nectar Hub – hub de inovação para o varejo, criado pelo Sindilojas POA -, como membros do Pacto Alegre, participaram, na quinta-feira (02), da última reunião da Mesa do Pacto. O encontro teve como finalidade avaliar os sete projetos que pretendem moldar o futuro da Capital e tornar a cidade mais moderna e preparada. Estiveram presentes o presidente da Entidade, Paulo Kruse, e o head no Co.nectar Hub, Marcelo Paes, além de lideranças do Pacto.

Paulo Kruse destacou, em entrevista para GZH, a importância da iniciativa. “Esse é um movimento de toda a sociedade, que não tem um protagonista. É feito por diversas instituições, pensando em conjunto, e o resultado disso é que os projetos irão beneficiar todos os cidadãos de Porto Alegre e, por fim, a cidade.”

Já Marcelo Paes, que acompanha o Pacto Alegre desde sua origem de forma atuante, reforça que o grupo é fundamental para a cidade e que está se demonstrando viável, com entregas concretas. “Trata-se de um esforço coletivo que vem para agregar, mas ao mesmo tempo, para transformar, porque as mudanças são necessárias”, comenta. Para ele, o mesmo acontece com as atividades comerciais. “Entendo que é necessário um olhar novo e um desprendimento dos varejistas para aquilo que sempre fizeram, para que possam enxergar a possibilidade de novos resultados”, analisa.

Na ocasião, também foi anunciado, pelo prefeito Sebastião Melo, o novo secretário do gabinete de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, que é ainda coordenador do Pacto.

Confira abaixo quais são os projetos aprovados:

CIDADE EDUCADORA: 100% de votos favoráveis 

CENTRO+:
94%

APRENDIZADOS DA PANDEMIA: 79%

TERRITÓRIOS CRIATIVOS: 88%

POA DIGITAL: 90%

STARTUP CITY: 88%

PORTO ALEGRE QUE TEREMOS (250+10): 85%

Para dar início às ações, nas próximas semanas, serão realizadas reuniões com a presença dos membros da Mesa que se envolverão na execução de cada projeto, juntamente com entidades convidadas e voluntários do Pacto.

Confira, no e-book desenvolvido pelo Pacto Alegre, os resultados já obtidos desde o início do grupo, em 2019. Clique aqui para acessar o material.