Endividamento dos gaúchos cai em relação a 2012
O percentual de famílias endividadas apresentou redução na divulgação de outubro (61,6%) em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (70,2%). Na comparação com o mês passado, houve…
O percentual de famílias endividadas apresentou redução na divulgação de outubro (61,6%) em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (70,2%). Na comparação com o mês passado, houve queda de 6,8 pontos percentuais, ao cair de 68,4% em setembro para 61,6% em outubro. As informações são da Pesquisa de Endividamento das Famílias Gaúchas (Peic-RS), divulgada nesta segunda-feira (4) pela Fecomércio-RS.
Até o momento, a média registrada de endividamento é de 60,2% das famílias gaúchas, frente a uma média de 67,4% no mesmo período de 2012. O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, que se pronunciou através da assessoria de imprensa, acredita que a redução está coerente com a atual conjuntura de crescimento mais moderado do consumo e do crédito em 2013. Isso ocorre pelos efeitos da inflação sobre a renda real das famílias e maior seletividade dos bancos na concessão de crédito. Na média em 12 meses, a parcela da renda comprometida com dívidas apresentou redução de 26,7% em setembro para 25,9% outubro. Já o tempo de comprometimento com dívidas passou de 6,9 meses para 6,8 em outubro.
Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (81,5%), carnês (14,6%) e cheque especial (8,4%). O percentual de famílias com contas em atraso apresentou redução na divulgação de out/13 (20,2%) na comparação com out/12 (35,5%). Segundo a Fecomércio-RS, a manutenção do bom desempenho do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), com desocupação muito baixa e rendimentos em expansão bem como o ritmo menor de crescimento do crédito e do endividamento das famílias em 2013, favorecem a queda da inadimplência em relação aos valores mais elevados do ano passado.