Endividamento e intenção de consumo sobem em julho

O total de famílias brasileiras endividadas atingiu em julho o patamar de 57,7%, o que representa uma alta de 3,7 pontos porcentuais em relação aos 54% registrados no mês anterior, segundo a Pesquisa…

O total de famílias brasileiras endividadas atingiu em julho o patamar de 57,7%, o que representa uma alta de 3,7 pontos porcentuais em relação aos 54% registrados no mês anterior, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada hoje pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).Do total de endividados em julho, 8,9% não terão condições de quitar seus compromissos. Apesar do endividamento, segundo a pesquisa, a intenção de consumo das famílias aumentou, chegando a 133,6 pontos em julho, com alta de 0,3% ante o mês anterior, segundo mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), também apresentada hoje pela instituição.Com a análise dos resultados, a previsão é a de que o comércio varejista brasileiro encerre o ano com o crescimento de 10,9% no volume de vendas – o que representaria o melhor ano para o setor desde o início da série histórica da pesquisa de varejo do IBGE, em 2001 – segundo o documento de divulgação do estudo da CNC.”As pesquisas mostram o bom momento vivido pelo comércio. Apesar da alta, pelo quinto mês consecutivo, na perspectiva do consumo atual, as famílias estão com menos condições de atender seus compromissos devido à alta no seu endividamento – sinal de que o Banco Central deve ter cautela com a elevação da taxa de juros”, afirma o economista-chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas Gomes, no documento de divulgação das pesquisa, que são realizadas em todas as capitais e no Distrito Federal junto a 17,8 mil consumidores.

Veja também

    Noticias

    Grandes empresas marcam presença na Feira Brasileira do Varejo

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Parte do comércio registra crescimento nas vendas do Dia das Mães

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA mobiliza a imprensa para a FBV 2025

    Veja mais
    Noticias

    Um ano após a enchente, varejistas ainda enfrentam desafios e buscam reinvenção

    Veja mais