Endividamento na terceira idade é tema de palestra na Capital

Amanhã, dia 22, os idosos, coordenadores de grupos e gerontólogos poderão participar da palestra “Crédito ao Idoso: entrada para o consumo ou endividamento”. A atividade integra o Ciclo de Palestra para…

Amanhã, dia 22, os idosos, coordenadores de grupos e gerontólogos poderão participar da palestra “Crédito ao Idoso: entrada para o consumo ou endividamento”. A atividade integra o Ciclo de Palestra para a Terceira Idade, promovido pelo Sesc/RS e Associação Nacional de Gerontologia, e se inicia às 14h, na Unidade Operacional do Sesc Centro (av. Alberto Bins, 665 – Porto Alegre).

A palestra “Crédito ao Idoso: entrada para o consumo ou endividamento” será ministrada pelo pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Envelhecimento da Ufrgs, Johannes Doll, e abordará o tema do endividamento na terceira idade, fato ocorrido com freqüência diante da maior liberação de crédito aos idosos. “A tendência dos idosos é de gastar mais em certos segmentos. O gasto na parte de manutenção da saúde é muito maior para os idosos. Por outro lado, os idosos gastam menos dinheiro com roupas. O poder consumir atualmente também é uma forma de inclusão na sociedade. Quem não pode consumir é excluído. O que também pode ser perigoso, já que leva a gastos com que as pessoas não podem arcar”, comenta Doll.

Durante a palestra, o professor também explicará que o crédito não é do bem nem do mal. “Para um grupo de pessoas que sabe administrar suas finanças é bom. Pois é controlado e também tem taxas de juros abaixo do mercado. Para um certo grupo de pessoas é uma coisa positiva. Para outras ele pode ser complicado. Estou chamando a atenção para a propaganda agressiva que está sendo feita em cima das pessoas idosas. A pessoa tem que calcular o que vai significar em sua renda pegar o empréstimo. O crédito deve ser planejado. Outra questão é que muitas vezes fazer economia é mais barato do que usar o crédito”, diz o palestrante.

Ainda dentro da programação do Ciclo de Palestras para a Terceira Idade, para o dia 12 de novembro, está prevista a palestra “Preparação para aposentadoria”, com a professora Jocelei Bressolin. Encerrando a programação, no dia 10 de dezembro, acontece a apresentação da Pesquisa Bem-Estar dos Idosos dos Clubes Sesc Maturidade Ativa, pela professora Geraldine Santos, da Feevale. Os Clubes, organizados no Rio Grande do Sul desde a década de 80, visam à valorização das pessoas acima de 50 anos, por meio da promoção de sua saúde física e mental, de intercâmbio cultural, estímulo ao envolvimento social, ao desenvolvimento do trabalho comunitário e solidário.

Veja também

    Noticias

    Associados do Sindilojas POA tem opção de consultoria gratuita para retomada dos...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Funcionamento das lojas após as enchentes é objeto de pesquisa do Sindilojas POA

    Veja mais
    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais