Entenda a importância do atendimento no mundo dos negócios

Qualidade no atendimento pode fidelizar clientes e melhorar os resultados; confira as tendências para 2017 e saiba o que fazer para se beneficiar disso

Um dos pontos primordiais para o sucesso de uma empresa é o atendimento. O relacionamento com os clientes é essencial para que o consumidor esteja centralizado nas estratégias da companhia, fazendo com que ela ganhe cada vez mais espaço.

Pensando nisso, a equipe do NeoTeam criou uma lista que ajuda a entender a importância do atendimento . Saiba o que sua empresa pode fazer para melhorar o relacionamento com os consumidores:

1) Conveniência

Não basta que sua empresa atenda rápido. O suporte também precisa ser eficiente. Em 2017, o consumidor já não quer se esforçar para ser bem atendido. Ele, na verdade, espera receber as coisas de maneira fácil, o que faz com que a qualidade na entrega de uma solicitação seja um enorme diferencial.

2) Autoatendimento

Em 2017, as empresas devem expandir os canais de autoatendimento, pois existe uma percepção de que isso é uma demanda real. O autoatendimento ainda não é majoritário entre as empresas brasileiras, mas um estudo da Microsoft mostra que 98% dos brasileiros já esperam que as empresas ofereçam algum canal de autoatendimento.

3) Relacionamentos reais

A tendência é que existam cada vez mais operadores empoderados para relações reais, que vão conhecer muito bem o assunto que tratam. Enquanto a tecnologia faz o trabalho chato, as pessoas vão fazer relacionamento.

Em uma pesquisa feita pela American Express, a Customer Service Barometer, 99% dos consumidores disseram que ter uma resposta satisfafória ou estar conectado com alguém que tenha conhecimento sobre o assunto (98%) são requisitos importantes para uma ótima experiência.

4) Marketing aliado ao relacionamento

No mundo dos negócios, marketing e relacionamento vão estar cada vez mais mesclados. Isso acontece na medida em que o consumidor ganha cada vez mais poder de espalhar informações positivas e negativas sobre as empresas.

5) Proatividade

Outro diferencial vai ser a proatividade na assistência. Quem deseja se diferenciar em 2017 precisa chegar no seu cliente com a solução antes que ele perceba o problema.

Um estudo feito pela Ameyo mostra algumas vantagens estatísticas do atendimento proativo. A fidelidade dos consumidores pode aumentar de 3% a 5%, por exemplo. Além disso, também ocorre a redução no número de chamadas, pois torna-se possível identificar problemas com mais agilidade e solucioná-los com maior eficiência.

Fonte: Economia – iG