Entenda: negociação entre empregado e empregador prevalece à lei

Decisão permite que sindicato e a própria empresa tratem diretamente das condições de trabalho do empregado. Com isso, ficam assegurados os direitos da Constituição.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, recentemente, que acordos e convenções coletivas têm prevalência em relação aos direitos trabalhistas previstos em lei, desde que seja assegurado um patamar civilizatório mínimo ao empregado. Dessa forma, a negociação coletiva firmada diretamente entre empregador e empregado é privilegiada e ficam assegurados os direitos da Constituição. O sindicato e a própria empresa podem tratar diretamente das condições de trabalho, permitindo, com isso, maior dinamismo e flexibilidade.

Mais detalhes sobre o assunto podem ser conferidos aqui.

Em caso de dúvidas, os lojistas associados podem entrar em contato com a assessoria jurídica trabalhista do Sindilojas Porto Alegre, escritório Flávio Obino Filho Advogados Associados. Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui.