Entidades avaliam Simples no RS

Para as entidades empresariais, a aprovação do Simples Gaúcho incentivará a formalização dos pequenos e microempreendedores no RS. O projeto, que concede isenção e redução de ICMS, beneficiará 220 mil…

Para as entidades empresariais, a aprovação do Simples Gaúcho incentivará a formalização dos pequenos e microempreendedores no RS. O projeto, que concede isenção e redução de ICMS, beneficiará 220 mil empresas a partir de outubro próximo, com faturamento anual de até R$ 240 mil. A medida será ampliada em abril de 2009, quando será concedida redução da tributação por faixa de faturamento, que se completará am abril de 2010, de modo que a carga tributária das empresas fique igual ao que era antes de julho de 2007, quando entrou o Simples Nacional. “É uma medida importante, que abrirá caminho para que pequenos empreendedores possam se formalizar, gerando emprego e renda”, destacou o superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho.

O Sebrae tem pesquisa mostrando que 45% das empresas criadas desaparecem nos dois primeiros anos, percentual que já atingiu 50% em anos anteriores. A queda, de acordo com Fialho, se deve à melhoria da atividade econômica do país e da intensificação, pelo Sebrae, do trabalho de orientação dada aos futuros empreendedores, por meio de programas específicos. A expectativa do presidente da Federasul, José Paulo Cairoli, é de que os benefícios sejam antecipados pelo governo. “Foi uma medida que resultou de uma negociação ampla entre o governo estadual e as entidades empresariais”, explicou. O Simples gaúcho foi extinto em 2007, quando passou a vigorar o Simples Nacional, que revogou programas estaduais e incorporou o ICMS.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Sindilojas POA revela pesquisa sobre as vendas de material escolar

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Economia global pede atenção constante

    Veja mais
    Noticias

    Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global

    Veja mais