Entidades avaliam Simples no RS

Para as entidades empresariais, a aprovação do Simples Gaúcho incentivará a formalização dos pequenos e microempreendedores no RS. O projeto, que concede isenção e redução de ICMS, beneficiará 220 mil…

Para as entidades empresariais, a aprovação do Simples Gaúcho incentivará a formalização dos pequenos e microempreendedores no RS. O projeto, que concede isenção e redução de ICMS, beneficiará 220 mil empresas a partir de outubro próximo, com faturamento anual de até R$ 240 mil. A medida será ampliada em abril de 2009, quando será concedida redução da tributação por faixa de faturamento, que se completará am abril de 2010, de modo que a carga tributária das empresas fique igual ao que era antes de julho de 2007, quando entrou o Simples Nacional. “É uma medida importante, que abrirá caminho para que pequenos empreendedores possam se formalizar, gerando emprego e renda”, destacou o superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho.

O Sebrae tem pesquisa mostrando que 45% das empresas criadas desaparecem nos dois primeiros anos, percentual que já atingiu 50% em anos anteriores. A queda, de acordo com Fialho, se deve à melhoria da atividade econômica do país e da intensificação, pelo Sebrae, do trabalho de orientação dada aos futuros empreendedores, por meio de programas específicos. A expectativa do presidente da Federasul, José Paulo Cairoli, é de que os benefícios sejam antecipados pelo governo. “Foi uma medida que resultou de uma negociação ampla entre o governo estadual e as entidades empresariais”, explicou. O Simples gaúcho foi extinto em 2007, quando passou a vigorar o Simples Nacional, que revogou programas estaduais e incorporou o ICMS.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    FBV 2024 – o próximo passo está aqui

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 06/04 a 12/04

    Veja mais