Entidades do comércio se reúnem com o Governador Sartori

A pauta principal foi o Imposto de Fronteira.

No Dia do Comerciante, celebrado nesta quinta-feira, dia 16, as entidades ligadas ao varejo não têm muito o que comemorar. Na tarde de ontem, 15, a Secretaria Estadual da Fazenda anunciou prazo de cinco anos para a regularização de dívidas de ICMS de compras interestaduais. O benefício é para empresas enquadradas no Simples Nacional que não quitaram a alíquota diferencial. De acordo com a normativa, o pagamento da dívida pode ser feito em até 60 parcelas e contempla o tributo que deixou de ser recolhido entre janeiro de 2012 e o fim do ano passado. Entretanto, essa solução não atende às necessidades do setor, até porque foi mantido o Imposto de Fronteira. Assim sendo, os representantes das entidades do comércio mantém a orientação aos empresários para que efetuem os depósitos judiciais, mas salientam que continuarão lutando para que o prazo de pagamento seja ampliado para 180 meses, reduzindo multas, juros e encargos. O Governador ficou de encaminhar esse pedido ao CONFAZ.

Acompanhados dos deputados estaduais Elton Weber, Jorge Pozzobom e Frederico Antunes – que momentos antes havia proposto um Grande Expediente na Assembleia Legislativa e que conduziu o encontro no Palácio Piratini – os presidentes Gustavo Schifino, da CDL POA, Paulo Kruse, do Sindilojas Porto Alegre, Simone Leite, Federasul, Vilson Noer, da AGV, e Luiz Carlos Bohn, da Fecomércio, foram recebidos em uma audiência exclusiva tendo na pauta o Imposto de Fronteira.

Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, afirma que a situação atual é preocupante. “Há casos de empresários que somente vendem itens que não são produzidos no nosso Estado, estão com dívidas altas em função desta alíquota e não vão conseguir regularizar. Vai ocorrer fechamento de empresas e o Estado continuará não arrecadando. Precisamos discutir uma alternativa viável para todos”, reforça.

O governador José Ivo Sartori comprometeu-se em encaminhar as solicitações para análise e discussão. “Vamos ver o que é possível fazer, mas é importante salientar que o diálogo deve continuar”, finalizou.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais