Entre as 10 marcas preferidas dos brasileiros, apenas 3 são nacionais

O Boticário, Natura e Havaianas são mais amadas. Entre as estrangeiras estão Louis Vuitton e Nestlé. Preferências coincidem entre classes sociais em diversas categorias.

Entre as 10 marcas mais amadas pelos brasileiros apenas três são nacionais. Elas, entretanto, ocupam o topo do ranking, de acordo com uma pesquisa feita pela Officina Sophia. A lista aponta O Boticário como a campeã na preferência, seguida por Natura. A terceira marca nacional a aparecer entre as amadas é a Havaianas, que ocupa a quinta posição.

As estrangeiras estão presentes em maior número na admiração do público. Entre elas estão: Louis Vuitton, em terceiro lugar, Nestlé, em quarto, Prada ocupa a sexta posição, seguida por Rolex e Gucci, que ficam empatadas no sétimo lugar. A oitava entre as mais amadas é a suíça Mont Blanc. Na sequência aparecem Tommy Hilfiger e Samsung, como nona e décima mais citadas.

As preferências e relações de afetividade com as marcas podem surgir tanto pelo uso de seus produtos quanto pela aspiração. Essa proximidade ocorre quando a identificação entre consumidor e discurso da empresa produz uma sensação de pertencimento a um grupo.

Semelhanças entre classes sociais
A percepção emocional das classes sociais com relação às marcas é a mesma em quase metade das categorias avaliadas. Os consumidores que vão desde a classe C até a Classe A são unânimes ao apontar a Coca-Cola, por exemplo, como a marca mais amada de refrigerantes. Em artigos esportivos, todos os grupos citam a Nike como preferida. O mesmo acontece com a Sky, que é igualmente apontada pelos consumidores de diferentes camadas socioeconômicas como o melhor serviço de TV a cabo.

Entre as categorias em que a preferência não coincide estão os cosméticos. As classes mais populares preferem O Boticário, enquanto as mais altas se identificam com a L’âncome. Para notebooks, os consumidores mais ricos preferem a Sony enquanto os demais escolhem a Apple.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais