Entrevista – Atenção à classe C

André Torreta, publicitário e fundador do instituto de pesquisa e comunicação A Ponte, é um dos palestrantes da Semana ARP da Comunicação, da Associação Riograndense de Propaganda. Ele falará hoje,…

André Torreta, publicitário e fundador do instituto de pesquisa e comunicação A Ponte, é um dos palestrantes da Semana ARP da Comunicação, da Associação Riograndense de Propaganda. Ele falará hoje, às 14h, no Hotel Sheraton, sobre o tema “A nova classe média brasileira”, abordando a classe C.

Zero Hora – Qual a característica que diferencia a classe C brasileira?

André Torreta – No Brasil, é composta por 102 milhões de pessoas. Segundo a FGV, nos próximos quatro anos serão mais 36 milhões. Hoje, anda de avião e compra itens que não consumia, como iogurte, queijo, mas ainda não entende o que lê nos jornais. Ainda há certo preconceito. Isso precisa ser superado. O mercado precisa descobrir esse Brasil que estava escondido e andava no elevador de serviço.

ZH – Como deve agir o mercado para ser inovador?

Torreta – Precisa entender que a classe C quer ser ela mesma, quer ser incluída socialmente. Como consumidora, existe há pouco tempo e, por isso, é mais fácil ser inovador nesse segmento. As grandes inovações vão surgir em países emergentes como o Brasil, porque ainda há espaço para criar. O susto já passou. Agora, é hora de ganhar dinheiro.

ZH – Em produtos, que carências da classe C poderiam ser aproveitadas?

Torreta – A questão cultural é importante. Não há uma revista de massa, direcionada para os outros trabalhadores, como para as empregadas domésticas, que representam a maior parcela do trabalho.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais