Entrevista com Daniel Godri

O palestrante Daniel Godri, em evento promovido pelo Sindilojas Porto Alegre e a CDL da Capital, no dia 16 de novembro, no Teatro do Bourbon Country, concedeu entrevista exclusiva para o Sindilojas Porto Alegre. Entre os assuntos abordados estão o diferencial para encantar o cliente, a excelência no serviço e como ter aumento de lucro cuidando dos consumidores. Confira:

1- O que um empreendedor deve fazer para ter sucesso?

A primeira característica de um empreendedor de sucesso é ele acreditar no que faz. Ele também não pode ter medo, porque sendo dono do negócio é ele quem precisa decidir. Além disso, é importante estar sempre disposto a aprender e também estar atento às novidades, conhecendo cada vez melhor o mercado em que atua e qual o verdadeiro desejo ou necessidade de seus clientes.

2- Como desenvolver os talentos da equipe para ter sucesso?

Primeiramente reconhecendo os talentos. Eles precisam ser descobertos e cuidados para que dêem cada vez mais frutos. A melhor forma de desenvolver talentos é deixar que eles possam ser usados, dar atribuições para os colaboradores e deixá-los imprimir sua marca, suas qualidades naquele trabalho e, claro, sempre reconhecê-los.

3- Como sensibilizar a equipe para o sucesso?

Comunicação é o nome do jogo. Se você quer uma equipe que trabalha junto com você pelo sucesso do seu negócio, você precisa conversar urgentemente com ela. Seu pessoal precisa saber onde a empresa quer chegar e qual a participação de cada um deles para que isso se torne realidade. Essa questão acaba se misturando um pouco ao que acabei de dizer sobre desenvolver os talentos: é nessa hora que você chama o pessoal pra trabalhar junto, conquistar junto e naturalmente, usar seus melhores talentos no trabalho.

4- Qual a principal habilidade a ser desenvolvida ou fortificada para o próximo milênio?

Gostaria de destacar duas habilidades: aprender a ouvir e manter sua singularidade. Aprender a ouvir para entender melhor os clientes, a equipe, a família. Tudo isso lhe trará grandes benefícios. E manter a sua singularidade: mais do que nunca estamos precisando de pessoas que sabem manter seu jeito, sua personalidade sem deixar se levar excessivamente pelo que os outros pensam e acham. E isso vale também para empresa: mantenha a singularidade do seu negócio – isso pode ser um grande diferencial.

5- Como ter aumento de lucro com os mesmos recursos?

Utilizando melhor os mesmos recursos. Pensando em coisas novas, em coisas diferentes. Pergunte para você mesmo: e por que não?

Ouse, vá em frente, tente o novo mesmo que esse novo use os mesmos recursos apenas de uma forma inovadora.