Entrevista exclusiva com Nathalia Arcuri, palestrante da FBV 2018
Poupadora desde os 7 anos, ela criou a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil para dar independência às pessoas.
Criadora do Me Poupe! – um dos mais conhecidos canais de vídeos sobre finanças, com 1,3 milhão de inscritos –, a jornalista e educadora financeira Nathalia Arcuri é uma das palestrantes da 6ª edição da Feira Brasileira do Varejo. Poupadora desde os 7 anos, ela criou a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil para dar independência às pessoas na relação com o dinheiro. Na FBV, Nathalia vai falar sobre empreendedorismo.
> Como surgiu o Me Poupe! e como são escolhidos os temas dos vídeos?
O Me Poupe! surgiu como um quadro para a emissora em que eu trabalhava, já que eu era uma nerd das finanças, mas a ideia não foi aprovada. Então resolvi usar as ferramentas mais disponíveis, acessíveis e democráticas que eu tinha na mão e comecei um blog. Só depois, criei o canal do YouTube. Os temas para o Me Poupe! saem da minha vivência e do que eu acho que falta às pessoas. Busco preencher lacunas que às vezes nem as pessoas sabem que precisam ser preenchidas.
> Quais os desafios de tratar de finanças de forma descontraída?
Para mim não é um desafio, é muito natural. Se você pegar os textos do blog, desde o primeiro, eu falo como se estivesse conversando com uma amiga. Eu sempre gostei muito de escrever cartas e minhas cartas sempre foram muito engraçadas, cheia de parênteses e aspas. Quando comecei o blog, fiz a mesma coisa. E quando fiz o canal, levei esse jeito de me comunicar para a câmera.
> Muitas pessoas têm aversão ao tema finanças. Quais são os retornos que você recebe?
A maior parte é positiva, de pessoas que falam “nunca imaginei que eu fosse gostar de finanças, mas hoje eu entendo, gosto, invisto e quero saber mais”. E tem quem ache que não faz sentido tratar de um tema sério com “displicência” e humor. Mas o objetivo do canal é chegar às pessoas que não gostam de finanças, pois quem gosta já busca esse conteúdo. A ideia é atrair o público que não quer se interessar, mas deveria porque é uma necessidade para todo mundo que habita este planeta.
> O que é (Chi)coaching, que será seu tema na FBV?
(Chi)coaching é meu método de mudança de mindset. Quando decidi fazer o Me Poupe!, eu tinha o conhecimento empírico, de poupar, investir, mas precisava de uma base teórica para ter credibilidade. Fui estudar neurociência, psicologia econômica e coaching, pois creio que só mudando a cabeça e a atitude é que mudamos de verdade. (Chi)coaching é uma zoeira que vem do coaching. Ele estabelece metas, é prático e focado no curto prazo, com pequenas atitudes diárias que vão levar a resultados maiores. É um método muito eficaz!
> Qual sua expectativa na FBV?
Fico feliz em falar sobre consumo sustentável e sobre como é possível lucrar com isso. Eu sempre falo para as pessoas economizarem, pensarem antes de comprar, mas não vou à feira para jogar um balde de água fria no consumo, muito pelo contrário. Vou falar sobre como é importante dar ferramentas para que o cliente faça uma compra consciente, pois quando isso acontece, ele se sente cuidado. E ninguém é beneficiado pelo consumo desenfreado, pois no longo prazo todo mundo perde quando o consumidor compra além do que pode.
Inscreva-se!
Palestra: (Chi)coaching financeiro para empreendedores
Data: 29 de maio
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787, Sarandi)
Inscrições: feirabrasileiradovarejo.com.br
A entrevista faz parte da edição de março da Conexão Varejo. Para ficar pode dentro de todas as novidades e tendências do varejo, você também pode acompanhar o conteúdo através da edição online que está disponível aqui. Boa leitura!