EPTC poderá proibir carros no túnel em obras

Possibilidade é cogitada para forçar motoristas a usarem rotas alternativas

Para garantir a circulação normal dos ônibus no Túnel da Conceição, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) poderá tomar uma medida drástica em caso de megacongestionamento a partir do dia 9. Carros particulares poderão ser proibidos de atravessar a passagem subterrânea durante as obras, numa forma de forçar os motoristas a usarem rotas alternativas.

Apossibilidade é cogitada por técnicos da EPTC envolvidos nas alterações viárias que serão colocadas em prática amanhã. Se as rotas alternativas criadas não forem capazes de desafogar o túnel quando a obra começar no dia 9 (duas das quatro faixas estarão bloqueadas ao longo de 18 meses), carros particulares poderão ser desviados.

– Se tudo o que estamos implementando não der resultado, poderemos tomar essa medida restritiva aos veículos particulares. Ainda não sabemos se seria apenas em alguns horários, só em determinado sentido. Vamos avaliar – antecipa o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Grande teste das mudanças ocorrerá depois do feriado
Por dia, cruzam o túnel 102 mil veículos, metade em cada sentido. Para que não haja problemas graves de congestionamento após o início da reforma, Cappellari avalia que seria necessário retirar do túnel, e distribuir para vias próximas, 2,8 mil veículos por hora nos horários de pico, no sentido bairro-Centro.

– Pelos nossos estudos, a Garibaldi pode absorver de 1,2 mil a 1,4 mil veículos por hora. A rota João Pessoa-Loureiro da Silva, por baixo do Viaduto Imperatriz Leopoldina, poderia receber mais 600 carros por hora. Os motoristas precisam colaborar, usando os desvios – diz Cappellari, acrescentando que os tempos dos semáforos serão ajustados de acordo com o fluxo para reduzir congestionamentos.

Se for implementada, a restrição a carros ocorrerá na esquina das ruas Engenheiro Luiz Englert e Paulo Gama (carros seriam desviados para Setembrina e Garibaldi) e na Osvaldo Aranha com a Garibaldi (carros seguiriam pela Garibaldi). Táxis, ambulâncias, caminhões, motos e ônibus não seriam afetados.

Embora o bloqueio no túnel comece em 9 de outubro, o grande teste das mudanças viárias ocorrerá em 13 de outubro, primeiro dia útil após o feriadão de Nossa Senhora Aparecida. É quando a EPTC espera movimento normal na cidade. Nos horários de pico, dois guinchos serão mantidos de prontidão nas proximidades do túnel para remover com rapidez veículos que se envolvam em acidentes.