ESG no Varejo foi tema de palestra no espaço Varejo Now da Feira Brasileira do Varejo

“Práticas ESG contribuem para elevar a performance das empresas, gerar credibilidade, promover engajamento e estimular a lealdade do cliente”, afirmou o palestrante, Fernando Mallmann.

O espaço Varejo Now da 10ª edição da Feira Brasileira do Varejo (FBV), promovida pelo Sindilojas Porto Alegre, contou com a palestra ESG no Varejo: desafios e oportunidades para pequenas empresas, com o Founder + CMO da Repenso, Fernando Mallmann. Ele iniciou introduzindo o conceito ESG, sigla que se refere a práticas ambientais (environmental), sociais (social) e de governança (governance).

Segundo Mallmann, iniciativas ESG contribuem para elevar a performance das empresas, gerar credibilidade, promover engajamento e estimular a lealdade do cliente, o que resulta na sua retenção. “O impacto ESG realmente cria vantagem competitiva, gerando oportunidades para as organizações”, afirmou apresentando dados da Deloitte (2020) que mostram que 74% das pessoas aceitam pagar até 10% mais por serviços e produtos mais sustentáveis.

Mallmann mostrou cases relacionados aos pilares ESG, destacou que a crise climática é o mais importante desafio dos tempos atuais e que o impacto positivo na cadeia de valor será o principal diferencial competitivo. Ele também citou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser defendidos por todas as empresas para se conquistar um mundo melhor e mais sustentável.

O palestrante enfatizou também a importância da diversidade nas equipes para maior eficiência na tomada de decisão das organizações, lembrando que 87% dos gestores afirmam que times diversos tomam melhores decisões, de acordo com pesquisa da Equalture (2023).

Para Mallmann, o pilar Governança é o responsável por proporcionar resultados para os demais pilares, o Social e o Ambiental. E alertou a importância de se ter cuidado com o Greenwashing, quando há exagero na divulgação ou camuflagem das reais ações de uma empresa em relação ao meio ambiente. Por fim, Mallmann apresentou a Repenso, que oferece uma opção para as empresas de menor porte realizarem inventário de emissões de carbono e compensação, além de uma plataforma com conteúdo exclusivo de promoção, capacitação e sensibilização.