Estado terá R$ 1,3 bilhão em shoppings até 2014

Público potencial de centros de compras chega a 69% no RS, enquanto média nacional é de 59%

O Rio Grande do Sul está no radar dos grandes grupos nacionais de shopping centers. Até 2014, os investimentos…

Público potencial de centros de compras chega a 69% no RS, enquanto média nacional é de 59%

O Rio Grande do Sul está no radar dos grandes grupos nacionais de shopping centers. Até 2014, os investimentos em expansão ou inauguração chegarão a R$ 1,3 bilhão.

Porto Alegre receberá a maior parte dos projetos, mas também há planos para Região Metropolitana e Metade Sul. Somados, os 155 mil metros quadrados de área para lojas (chamada de área bruta locável) equivalem a 19 campos de futebol profissional.

A efervescência do setor de shoppings é motivada pelo alto poder de compra da população, explica o professor de marketing da ESPM Genaro Galli, especialista em varejo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as classes A, B e C, frequentadoras habituais dos centros de compras, são 69% da população no Rio Grande do Sul, ante a média nacional de 59%.

– Há em Porto Alegre uma migração da classe C para a B – afirma Galli.

Bairros mais afastados e cidades da Região Metropolitana, em franco crescimento imobiliário, passam a concentrar clientes potenciais.

– Há espaço para novos shoppings nos próximos anos – projeta Galli.

Ontem, o Praia de Belas Shopping anunciou ampliação: até setembro de 2013, abrirá 45 lojas no terceiro piso (cinco de grande porte) e um estacionamento com 1,8 mil vagas. No entorno, serão erguidas quatro torres comerciais e uma residencial. O objetivo é elevar em 25% o número de clientes.

– A região está recebendo uma série de melhorias para a Copa de 2014, e queremos aproveitar esse momento criando um complexo multiuso no entorno do shopping – explicou Rodolpho Freitas, vice-presidente comercial da empresa de shopping centers Iguatemi, que administra o Praia de Belas.

Erguer torres comerciais, hotéis ou centros de convenção anexos aos shoppings cada vez mais consta nos planos de expansão. O BarraShopping Sul, também na Capital, prepara a construção de duas torres com acesso direto à área de vendas. Em Rio Grande, o Parque Shopping, que será aberto no próximo ano, terá como vizinho um hotel e torres comerciais e residenciais.

– Os shoppings cada vez mais são centros de convivência, cultura e lazer. Contar com empreendimentos no entorno amplia a atração de clientes– diz Paulo Carneiro, responsável pela comercialização do Parque Shopping.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais