Estimativa é de aumento nas vendas de ventiladores e ares-condicionados nos próximos meses

Ventiladores de mesa e Split são os mais vendidos

Apesar do verão já ter iniciado, a estação teve calor tardio, desabastecimento de produtos em nível mundial – ainda em função da pandemia – e o caso de muitas pessoas ficarem em casa por quase 2 anos, época em que aumentou a compra de eletrodomésticos, como ventilador e ar-condicionado.

Com essas características bem peculiares, o levantamento sobre vendas desses dois produtos, realizado pelo Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre, mostra que para 32% dos lojistas, as vendas de ventiladores tendem a crescer até o fim do verão. Já para a compra de ares-condicionados, esse número sobe para 45,2%.

Em relação ao ano de 2022, para 21,3% dos lojistas entrevistados, as vendas de ventiladores cresceram, enquanto para quase 26%, houve aumento nas vendas de aparelhos de ar-condicionado.

Melhores preços e modelos mais vendidos

Uma boa notícia a quem está atrás do seu aparelho eletrodoméstico, seja ventilador ou ar-condicionado, é que, segundo os respondentes, cerca de 85% das lojas que pretendem oferecer desconto (8% em média), o farão enquanto durarem seus estoques.

Os ventiladores mais vendidos até aqui neste verão são os de mesa (26,7%), portátil (25,3%) e ventilador de coluna (24%). Já quanto aos ares-condicionados, o tipo Split lidera com folga, sendo citado por 92% dos lojistas. O aparelho de parede completa a lista com 8%.

O valor médio do ventilador mais vendido neste ano ficou em R$ 210,00, ante os R$ 214,00 de 2022. Já o valor médio do ar-condicionado mais vendido agora em 2023 ficou em R$ 2.112. No ano passado o valor era de R$ 1.875.

Demais dados da pesquisa:

Os clientes se preocupam em comprar produtos com baixo consumo de energia?

Sim – 41,6%
Não – 57,1%

Principal forma de pagamento nas lojas físicas:

Parcelado no cartão de crédito – 72,7%
Parcelado no crediário – 10,4%
Cartão de crédito em 1x – 9,1%

Principal forma de pagamento nos canais online:

Link de pagamento – 66,7%
Parcelada no cartão de crédito – 17,9%
Pix – 7,7%

Para o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, a pesquisa apresenta dados compatíveis com a realidade, onde o consumidor está em compasso de espera, mas há um bom espaço para crescimento. “A estação mais quente do ano começou de forma tímida, sem os tradicionais dias abafados, impactando na compra desses eletrodomésticos, assim como, inflação e a expectativa na mudança de governo”.  E conclui. “Mas notamos as respostas dos lojistas, que demonstram certo otimismo para elevação nas vendas nesses próximos meses de verão”.

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