Estratégias de vendas com baixos recursos foi tema de palestra da 10ª FBV

Thiago Reis, da Growth Machine, mostrou alternativas de como fazer muito com pouco

Crédito: Larry Pires

A 10ª Feira Brasileira do Varejo, que acontece até sexta-feira (26), em Porto Alegre, contou com a palestra Como vender mais com pouco recurso – estratégias para usar no seu dia a dia, ministrada pelo fundador da Growth Machine, Thiago Reis.

O executivo apresentou uma palestra prática e interativa, destacando desde como funciona o cérebro para a tomada de decisão até a jornada de compra e como aumentar as vendas. A partir de histórias pessoais que compartilhava com o público, enfatizou a importância de arriscar e sair da zona de conforto. “Toda vez que você se coloca em uma posição de risco, você sempre vai se posicionar de maneira diferente do habitual. Experimente se colocar em uma posição de desconforto e execute o que se propuser a fazer”, desafiou Reis.

Para interagir com o público, Thiago Reis propôs uma atividade onde era preciso encontrar a maior sequência de números possíveis no telão, em 20 segundos. A iniciativa foi para que as pessoas percebessem como o cérebro funciona a partir de algumas tomadas de decisões e trouxe à tona a jornada de vendas, bem como a importância da sua compreensão para as vendas.

“A jornada de compra consiste em identificar um problema, explorar a solução, definir os requisitos e selecionar um fornecedor. Porém, os vendedores estão acostumados apenas com a última etapa e fazem pouca investigação das demais”, ressaltou, afirmando que há muitas variáveis na jornada de compra e elas farão o cliente comprar ou não.

Para dar dicas efetivas ao público empreendedor, Reis abordou três estratégias. A primeira consiste em não vender produto, mas oferecer a transformação, além de encontrar a necessidade do cliente que precisa ser atendida, demandas e frustrações. A segunda diz respeito a equação de valor, que consiste em percepção, compreensão e projeção, e auxilia na capacidade de fazer com que o cliente sinta as suas demandas saciadas. Já a terceira foi voltada para a metodologia de vendas e focou em como o vendedor está enxergando o produto a ser vendido.

O fundador da Growth Machine ainda falou sobre a adaptação em um mundo onde tudo muda muito rápido e novos concorrentes surgem diariamente. Para isso, trouxe características que os vendedores devem ficar atentos como identificação com a marca, capacidade de questionar, ser especialista naquilo que está vendendo e observar os pequenos detalhes no caminho.

Para finalizar, apresentou os “3Ps” da qualificação, que são: porte, porque e poder, além de reforçar a utilização de ferramentas para o funil de vendas. “Entenda o processo dessas tecnologias para poder aproveitar o que elas oferecem”, finalizou.

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 20 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.