Evento quer mobilizar cinco milhões de gaúchos

Desde 1997, o Dia do Desafio é realizado no Rio Grande do Sul com o objetivo de promover a saúde e a solidariedade. Incentivar a população a praticar uma atividade física ou social por pelos menos 15…

Desde 1997, o Dia do Desafio é realizado no Rio Grande do Sul com o objetivo de promover a saúde e a solidariedade. Incentivar a população a praticar uma atividade física ou social por pelos menos 15 minutos é a meta do evento.

O propósito fundamental é promover uma competição saudável entre cidades do mesmo porte no mundo inteiro. Porto Alegre vai enfrentar Tijuana, do México. De acordo com o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), em 2009 o número de municípios gaúchos participantes é recorde: 405. O Dia do Desafio ocorrerá na quarta-feira da próxima semana – 27 de maio. “Queremos mobilizar cinco milhões de pessoas neste ano”, disse ontem o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, durante o lançamento do evento.

No ano do centenário colorado, o presidente do Inter, Vitorio Piffero, também esteve presente. Garantiu que o clube vai mobilizar funcionários a aderir à iniciativa.
A 13ª edição terá ainda um componente ambiental. “Vamos incentivar o plantio de 230 mil mudas de árvores de maneira adequada”, afirma. Para isso, o Sesc/RS conta com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O titular da pasta, Berfran Rosado, destacou a importância de conscientizar a sociedade na defesa do meio ambiente. “Precisamos mudar nossas atitudes para garantir a qualidade de vida das futuras gerações.”

Qualidade de vida também foi a tônica das declarações de Daiane do Santos. A ginasta gaúcha mais premiada da história recomenda a prática de exercícios físicos. “Além de cuidar do corpo, é preciso cuidar do meio ambiente. Pouca gente pensa em reciclar e economizar luz e água. Se cada um ajudar, o mundo será melhor para nossos filhos e netos.”

O autor da lei que incluiu o Dia do Desafio no calendário oficial do Estado foi mais longe. “Vou lançar meu próprio desafio aqui”, anunciou o deputado Giovani Cherini (PDT). “Como estou dez quilos mais gordo, quero voltar aqui no ano que vem no meu peso ideal.”
Cherini deve presidir a Assembleia Legislativa em 2010 e se comprometeu a incentivar mais prefeituras a aderirem ao Dia do Desafio. “Temos que atingir todos os 496 municípios do Estado.” O Sesc/RS estima que esta meta deve ser atingida em até dois anos. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Veja também

    Noticias

    Pronampe: 30 bi e carência de 2 anos para empreendedores do RS

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Governo do RS atualiza lista com municípios em estado de calamidade e postergaç...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA e CDL POA promovem ação para limpeza do Centro Histórico da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Cartilha Estado de Calamidade: seguros disponíveis e auxílio reconstrução

    Veja mais