Expectativa da Fecomércio-RS é de que o mês de dezembro tenha vendas entre 9% e 11% maiores

Os resultados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o faturamento do comércio no mês de setembro elevaram a estimativa da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) para as vendas previstas no mês de dezembro. No mês de setembro, o volume de vendas cresceu 13% em relação ao mesmo mês de 2009 e, com isso, dezembro poderá ser marcado por vendas entre 9% e 11% maiores.

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, as condições são para se ter um dos melhores faturamentos de Natal de todos os tempos. Dentre os fatores que devem continuar impulsionando o bom desempenho, destaque para a permanência dos juros em patamares baixos, o que facilita a tomada de crédito pelos consumidores; o baixo desemprego e o crescimento da massa salarial.

“É necessário levar em consideração a confiança elevada por parte dos consumidores, reflexo da situação financeira atual, o que acaba contribuindo para nossa estimativa”, explicou De Marchi. Para ele, outro fator que poderá estimular o maior faturamento de lojistas é a taxa de juros a pessoa física, que está em quase 30% ao ano, sendo que, em 2008, neste mesmo período do ano, a taxa era 59%. “O crédito cada vez mais facilitado e acessível à população é mais um quesito que deve alavancar as vendas de final de ano, assim como já vem ocorrendo nos últimos meses”, diz o dirigente.

Até o final do mês de novembro a Fecomércio-RS divulgará sua pesquisa de Natal. Nesse estudo, serão conhecidos os itens de compra mais procurados pelos consumidores, expectativa de gastos com a data e ainda os locais preferidos na hora das compras.