Expectativas dos empresários gaúchos serão conhecidas no dia 14 de outubro

Os meses do último trimestre do ano marcam o período em que cresce significativamente a necessidade de contratação de trabalhadores temporários, principalmente para o setor do comércio varejista, em razão das festividades de final de ano. Além disso, é nesse momento que as empresas traçam seu perfil de atuação para o ano seguinte, buscando melhorias e investimentos necessários ao sucesso dos negócios. Para traçar e entender essas realidades, a Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) divulgará no dia 14 de outubro a sua Pesquisa de Expectativa Empresarial, que terá como foco de entrevistas o empresário ou responsável por RH dos ramos de serviços, comércio varejista e atacadista do Rio Grande do Sul.

A pesquisa terá por objetivo obter informações sobre a perspectiva dos empresários quanto ao cenário de negócios para o ano de 2010, além de verificar a existência de planejamento para contratações temporárias e, por fim, conhecer as metas dos entrevistados quanto ao Natal de 2009. Para chegar ao resultado, o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) entrevistará mais de mil empresas nos municípios de Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Do total de empresas, 517 são do ramo de serviços, 462 do varejo e 49 são empresas de atacado.

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Flávio Sabbadini, é preciso conhecer e reconhecer os anseios do setor terciário do Estado para, desta forma, buscar as ações ou o planejamento mais assertivo. “O estudo trará um norte para nossa atuação nesses setores. As empresas do comércio possuem grande capacidade de empregabilidade, participação efetiva na economia nacional e precisam ser reconhecidas em suas prioridades. As informações da pesquisa nos darão essas linhas norteadoras”, destaca Sabbadini.

Os resultados estarão disponíveis a partir do dia 14 de outubro na Agência de Notícias Fecomércio (www.agencia.fecomercio-rs.org.br).