Fatores de Prosperidade para 2016

Prosperidade é uma palavra pouco usada, que parece antiga e até mesmo de outra época. Uma das poucas oportunidades que utilizamos esta palavra é entre o Natal e o ano novo para desejar aos amigos e conhecidos um ano mais promissor. 

Prosperidade é uma palavra pouco usada, que parece antiga e até mesmo de outra época. Uma das poucas oportunidades que utilizamos esta palavra é entre o Natal e o ano novo para desejar aos amigos e conhecidos um ano mais promissor. 

Deixando de lado um pouco a poesia da palavra, o fato é que observando o que as empresas fizeram para sobreviver a 2.015, muitos caminhos são conhecidos e envolvem quatro grandes frentes: 

1.Táticas promocionais: liquidações, promoções, descontos;
2. Reduções e cortes: despesas, pessoas, desaceleração ou interrupção da expansão;
3. Busca de otimização: de estoques, processos, produtividade;
3.Aperfeiçoamentos: da execução, da equipe via treinamentos, busca de simplicidade operacional.

Porém existem empresas e até mesmo setores que não apenas cresceram em 2015, como tiveram um ano muito positivo. O que fizeram estas empresas? 

Paulo Furquim, professor do Centro de Estratégia do Insper realizou um estudo que mapeou estas empresas onde concluiu:

São empresas com gestão eficiente, que entraram saneadas em 2015;
Ao invés de produtos, vendem soluções. Ou seja, possuem claro entendimento do problema ou necessidade que solucionam;
Investem em fidelização do relacionamento com clientes de forma continuada;
Possuem visão de crescimento constante, sem saltos, sustentado pelo longo prazo e
Identificaram mudanças sutis do consumidor para alterar e personalizar sua oferta de valor.

Mas além de empresas, alguns segmentos também realizaram um 2015 mais próspero, como:

Muitas categorias para as classes altas, a chamada A gargalhada (AAA);
Consertos e reparos, serviços que racionalizam os demais gastos;
Produtos associados a renovações pessoais ou para a casa, que atendem o desejo feminino de renovação com menor gasto;
Produtos usados, via revenda de bens. E interessante notar, 2015 foi um ano que o tema Compartilhamento, destacou-se seja em exposição pública ou iniciativas de novos negócios;
Negócios vinculados à venda direta em virtude do aumento do desemprego criando contingente de vendedores autônomos;
Serviços e produtos que proporcionam indulgência e agrados. A medida que as famílias fecharam a carteira para o consumo de maior valor, permitem-se pequenas indulgências.

Ao analisar os segmentos e empresas que cresceram, podemos então identificar alguns fatores de prosperidade, que levaram empresas ao crescimento:

Sintonia fina com as mudanças de comportamento de consumo criadas pelo contexto de 2.015;
Personalização massificada: chegamos a novo estágio de segmentação de necessidades da sociedade que requer a personalização em grande escala;
Investir em marca como atitude contínua e reforçar o posicionamento;
Investir de forma continuada em inovação em produtos, serviços e modalidades de negócios;
Investir nas relações com parceiros e fornecedores, em busca de projetos especiais para um ano difícil.

Táticas promocionais, otimizações e corte de investimentos não são medidas que criam prosperidade. São medidas necessárias para manter-se na posição presente ou diminuir as perdas. Prosperidade acima da média envolve: fidelidade ao posicionamento expressando-o em todo o marketing mix, sintonia fina com as mudanças de comportamento de consumo, mas também e principalmente inovação continuada. Desejo à todos portanto um Próspero 2.016!

por Beth Furtado, autora do livro "Desejos Contemporâneos" e é sócia-diretora da ALIA, consultoria de marketing (www.aliasite.com.br). É âncora do Programa Reclame no Radio sobre Marketing, Propaganda e Comunicação veiculado na Radio Estadão.

Fonte: Falando de Varejo

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais