Faturamento do comércio em junho cai 25%

Sindilojas Porto Alegre fez levantamento com lojistas

O impacto do vandalismo que lojas do Centro Histórico, Azenha e Cidade Baixa sofreram no mês de junho se refletiu em toda a cidade. É o que aponta o…

Sindilojas Porto Alegre fez levantamento com lojistas

O impacto do vandalismo que lojas do Centro Histórico, Azenha e Cidade Baixa sofreram no mês de junho se refletiu em toda a cidade. É o que aponta o levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre, que demonstra queda de, em média, 25% no faturamento do mês em relação ao mesmo período de 2012. Foram consultadas lojas de diversos bairros da Capital.

Além da diminuição do fluxo de consumidores nas ruas e dos prejuízos concretos causados pelas depredações e saques, o comércio também teve aumento de despesas. A maioria dos lojistas relatou que reforçou os sistemas de segurança de suas lojas, incluindo, com isso, um aumento médio de 15% nas despesas. Lojas mais atingidas chegaram a ter 70% de despesas extras do mês.

“Para grandes redes do varejo, estes fatos já causaram muito impacto. Para pequenos lojistas, o prejuízo pode ser irreparável”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre. Os mais de R$ 3 milhões de perdas em saques, pichações, vidraças e equipamentos quebrados, aliados à diminuição da venda, assustaram lojistas e trabalhadores do comércio. Para auxiliar os comerciantes, a Entidade colocou a disposição o apoio de sua assessoria jurídica, com consulta gratuita para orientações iniciais sobre medidas legais que podem ser tomadas em relação às ocorrências. Além disso, o Sicredi, em parceria com o Sindilojas Porto Alegre, está oferecendo uma linha de crédito especial para empresas atingidas.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais