FBV 2025 é oficialmente aberta em Porto Alegre
Solenidade com a presença de autoridades encerrou primeiro dia de feira, que segue até sexta-feira (23/5), na Fiergs
A força e a criatividade do varejo brasileiro, características marcantes do setor perante o mundo, nortearam as falas das lideranças na solenidade que abriu oficialmente a 11ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) nesta quarta-feira (21/05), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destacou a programação qualificada para inspirar empreendedores de todos os portes. “Temos mais de 100 palestrantes que estão emprestando seu conhecimento, com conteúdos voltados para o dia a dia dos varejistas do Rio Grande Sul e do Brasil”, disse. Segundo ele, a expectativa é bater recorde de público e de negócios fechados. “Neste primeiro dia já tivemos informações de muitas parcerias firmadas nesta que, em breve, se tornará a maior feira da América Latina”, afirmou Piva, ao anunciar as datas da FBV 2026: 20, 21 e 22 de maio.
Representando o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luis Carlos Bohn, Vitor Augusto Koch disse que é um orgulho para a entidade estar pela primeira vez na correalização do evento. “Estar junto à FBV demonstra o compromisso que o Sebrae RS tem com o varejo, que é base da economia deste país”, destacou.
Ao cumprimentar os porto-alegrenses e todos visitantes de diferentes estados brasileiros, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, lembrou da necessidade de reconstrução que a cidade precisou enfrentar neste último ano. “Agora, reforçamos nossa parceria com esta potência que é comércio varejista”, disse.
Antecedendo a cerimônia de abertura, a palestra do governador Eduardo Leite abordou o tema “Caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”. Ele apresentou ações do Governo do Estado que impactam também no varejo. “Retomamos a capacidade de investimentos para o RS”, afirmou, ao destacar o valor investido no ano passado de R$ 6,429 bilhões – o maior nos últimos 25 anos. Também ressaltou que o RS está entre os Estados com menor ICMS (17%) e citou recursos aplicados nas estradas e em segurança – só esta pasta deve receber R$ 3,7 bilhões, considerando o período de 2019 a 2026. “O RS é hoje o terceiro Estado mais seguro do Brasil”, disse.
Da solenidade, participaram também o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo; o vice-presidente de comércio varejista da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do RS, Ademir José da Costa; superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Tiago Helgueira Nenê e lideranças do setor e autoridades.
Até sexta-feira, os visitantes que circularem pelo evento encontrarão as principais tendências mundiais de comportamento do consumidor, cases de empreendedorismo, tecnologia e inovação.