Fecomércio planeja capacitar mais 20 mil pessoas

Os braços operacionais da Fecomércio-RS, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) completaram 62 anos no dia 13 de setembro e, para comemorar, anunciaram novidades para 2009.
Segundo o diretor regional do Senac/RS, José Paulo da Rosa, serão ampliadas as ações gratuitas do Senac nas áreas de aprendizagem, técnica de nível médio e qualificação. A meta é beneficiar 20 mil alunos em 2009, ante os atuais 13 mil. Os editais devem ser publicados até dezembro. “A medida atende à necessidade do mercado por profissionais capacitados”, salientou.

Já o Sesc projeta investir R$ 65 milhões em ações sociais e educativas e pretende abrir a 39ª unidade em Tramandaí e a 40ª em Canoas. Os sistemas, criados pela Confederação Nacional do Comércio, começaram a funcionar no RS em 1946 e são mantidos pela classe empresarial. Desde então, 5,7 milhões de trabalhadores foram qualificados.

O Senac está presente nos municípios gaúchos por meio de 41 Unidades Educacionais, quatro faculdades e 37 escolas. Além disso, há 17 balcões Sesc-Senac de atendimento, com cursos desde a Formação Inicial Continuada de Trabalhadores até a pós-graduação.