Fecomércio-RS articula alterações em projetos de lei enviados pelo Executivo

A Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) está articulando ações junto a parlamentares e ao Governo do Estado na busca por mecanismos de adequação às propostas dos…

A Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS) está articulando ações junto a parlamentares e ao Governo do Estado na busca por mecanismos de adequação às propostas dos projetos de lei encaminhados à Assembleia Legislativa pelo governo estadual. A entidade está buscando alterações nos itens que contemplam os interesses do setor terciário gaúcho do Rio Grande do Sul. Na semana passada, foi enviado um e-mail a todos os sindicatos filiados explicando as mudanças sugeridas.

Dentre os projetos avaliados pela Fecomércio-RS está o PL nº 40/2011, que foi discutido pelo Conselho de Assuntos Tributários e tem por finalidade a redução da carga tributária de ICMS das empresas optantes pelo Simples Nacional, propondo o aumento dos percentuais de redução do tributo devido por tais estabelecimentos. Entretanto, segundo a Fecomércio-RS, apesar da redução proposta, tal iniciativa somente alcançará seu objetivo se vier vinculada a medidas que reduzam o impacto do regime de Substituição Tributária e da cobrança do diferencial de alíquotas do ICMS.

Além desse, o PL nº 42/2011, que traz alterações no Processo Tributário Administrativo, também foi debatido pelos conselheiros tributários da entidade, pois sugere o aumento da multa moratória para os contribuintes inadimplentes e a criação da figura do devedor contumaz.

Em relação à proposta de alteração das normas atinentes ao Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul – Fundopem/RS (PL nº 39/2011), o Conselho de Economia da Fecomércio-RS apontou a importância da iniciativa, ressalvando a necessidade de o programa incluir as atividades econômicas do setor terciário gaúcho, que geram desenvolvimento econômico e social tanto ou mais que os outros setores da economia, mas que não estão contempladas pelo Fundo.

Nesta semana, a entidade atuará junto aos representantes dos poderes Executivo e Legislativo, com o intuito de obter melhores condições às empresas do comércio de bens, serviços e turismo, nos referidos projetos.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais