Fecomércio-RS: Comércio gaúcho tem alta de 2,9% em dezembro e encerra 2008 com crescimento acumulado de 4,7%

O comércio do Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 2,9% no mês de dezembro de 2008 frente ao mesmo período de 2007. O bom resultado do seu volume de vendas foi influenciado, principalmente, pela alta constatada no setor atacadista (5,8%) e, em menor escala, pelos números do varejo (0,8%). Estes resultados fazem parte do IVC-RS (Índice de Vendas do Comércio do RS), divulgado mensalmente pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS) em parceria com a FEE (Fundação de Economia e Estatística). Nos resultados do fechamento do ano, o comércio no Estado teve crescimento acumulado em 12 meses de 4,7%, tendo o comércio varejista registrado 4,5% e o comércio atacadista 5,0%.

Em dezembro, o resultado do varejo (0,8%) foi influenciado positivamente pelos setores de combustíveis e lubrificantes (9,5%) e também pela alta nas vendas de veículos, motocicletas, partes, peças e acessórios (8,2%). Em contrapartida, teve queda significativa em tecidos, vestuários e calçados (-8,4%). No atacado (5,8%), a maior alta foi do grupo matérias-primas agropecuárias (34,7%) e houve queda acentuada em produtos intermediários industriais (-28,4%).

Para o economista da Fecomércio-RS Eduardo Merlin, os números gerais em alta são resultado da combinação de dois fatores: o ano, que na maior parte foi bom e, por esta razão, manteve as expectativas dos consumidores em alta; e a atuação do empresário, que buscou administrar margens de lucro mais baixas, além de buscar um esforço para manter o crédito e as condições de pagamento. “Não podemos deixar de lembrar que os incentivos dados pelo governo federal, com a redução do IPI na venda de carros novos e do IOF nos financiamentos ao consumidor, também tiveram relação importante para os números gerais ficarem positivos”, avalia Merlin.

Em relação ao resultado final do ano de 2008 (4,7%), o economista indica que certamente o crescimento estimado foi bom, mas é preciso estar atento à sinalização deste resultado. “Começamos o ano passado com um crescimento acumulado em 12 meses de 8,9%, variação que chegou a fevereiro em 9,3%. Fechar o ano com crescimento de 4,7% mostra uma tendência de desaceleração, ou seja, não se pode ignorar este sinal”, avalia. Ele ainda destaca que este foi o resultado médio geral, mas que no Estado isso varia muito em relação a cada segmento e cada região, por isso se deve prestar atenção nas especificidades de cada caso.