Fecomércio-RS e Famurs assinam termo de cooperação para o desenvolvimento do turismo gaúcho

Uma parceria entre a Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS) e Famurs (Federação dos Municípios do RS) promete impulsionar o turismo receptivo do estado. A assinatura do termo de cooperação entre as entidades, firmada no final da manhã de hoje (28) pelo presidente em exercício da Fecomércio-RS, Moacyr Schukster, e pelo presidente da Famurs, Elir Domingo Girardi, na sede da entidade do comércio, prevê o desenvolvimento de ações de informação, facilitação, capacitação, promoção e desenvolvimento do turismo junto aos sindicatos filiados, às empresas representadas e às associações regionais.

Para Schukster, a iniciativa, capitaneada pelo Conselho de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-RS, consagra as convergências das duas entidades na promoção do desenvolvimento. “Dessa forma mais uma vez estaremos empenhados em buscar soluções para a crise, e que ações bem planejadas possam fortalecer as empresas, os municípios e a sociedade como um todo”. Já o presidente da Famurs destacou que a parceria pode apontar alguns caminhos com um foco em uma gestão municipal cada vez mais aprimorada.

A assinatura do termo, segundo constatou o diretor do Conselho de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-RS, Manuel Suarez, vai formalizar uma parceria já existente. Ele lembra que a necessidade de diálogo entre as duas Federações começou quando o site Rotas e Roteiros (www.rotaseroteiros.com.br) lançou um link de investimentos no portal, em que passou a gerar informações úteis para quem pretende definir um projeto na cadeia produtiva de turismo do RS.

“Com essa ferramenta é possível integrar as atividades do turismo regional com base em informações estratégicas para o desenvolvimento do setor, porém isso apenas foi viável a partir da liberação de dados da Famurs sobre as cidades gaúchas para que fossem divulgados no portal”, comemorou Suarez.