Fecomércio-RS faz balanço positivo de 2011 e prevê economia gaúcha forte com a expansão do emprego e da renda

O desempenho do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac no ano de 2011 balizou a presença da entidade no debate dos temas que norteiam as preocupações e os interesses do setor terciário. A força da Federação à…

O desempenho do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac no ano de 2011 balizou a presença da entidade no debate dos temas que norteiam as preocupações e os interesses do setor terciário. A força da Federação à frente de pautas prioritárias e a liderança do empresário Zildo De Marchi puderam ser percebidas na luta a favor das alterações do projeto do Simples nacional, na presença constante nos debates na Assembleia Legislativa gaúcha e na mobilização da sua base de 580 mil empresas em projetos como a luta contra o retorno da CPMF, a partir da possível criação da CSS (Contribuição Social da Saúde).

No ano que termina, a entidade comemora o resultado da sua Campanha de Sustentabilidade, que, em dois meses, motivou a população a recolher e reciclar 549 toneladas de equipamentos eletrônicos em desuso e 37 mil aparelhos de celular. O sucesso dessa primeira campanha amplia o lado social da entidade, que, com a criação de um Conselho de Sustentabilidade, assume sua preocupação nos cuidados e educação sobre o meio ambiente.

Perspectivas

Na avaliação econômica, o Sistema Fecomércio-RS projeta o ano de 2012 com menor expansão do emprego em relação a 2011, mas ainda em ritmo suficiente para manter o desemprego em queda. O comércio deverá continuar a ser positivamente influenciado pela expansão do crédito e da massa de rendimentos. A análise em relação ao crescimento do PIB é de que o país se expanda em 2,8%, enquanto que o Rio Grande do Sul deve crescer 3,0%. Para a taxa de inflação, a Federação avalia um crescimento de 5,5% e que o câmbio deve variar em torno de R$ 1,70.

No cenário político, a entidade destaca o reforço no acompanhamento e observação de legislações desconexas da realidade produtiva brasileira que, se aprovadas, podem prejudicar o desenvolvimento de um ambiente de negócios positivo aos empreendedores. Dentre os projetos que estão na pauta da entidade, destaque para o apoio ao Projeto Decreto Legislativo 2839/10, que susta os efeitos da Portaria do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto, e a luta pela não aprovação da PEC 231/1995, que reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas.

A Fecomércio-RS seguirá em 2012 buscando a inclusão de novas categorias no Simples Nacional, o que deve gerar um incremento na formalização de empresas no país.

No próximo ano, a entidade, por meio do Ifep, seguirá realizando um monitoramento do mercado gaúcho em parceria com a Confederação Nacional do Comércio, mantendo a divulgação mensal de três pesquisas: Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS), Índice de Confiança do Empresário do Comércio do RS (ICEC-RS) e a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor gaúcho (PEIC-RS). Além dessas, serão realizadas eventuais pesquisas nas datas comemorativas importantes para o comércio.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais