Fecomércio-RS recomenda que empresários permaneçam recolhendo imposto da fronteira

Aprovada em 10 de setembro pelos Deputados Estaduais, o fim da cobrança do diferencial de alíquotas pode ser questionado pelo Governo Estadual. Por isso, a Fecomércio-RS, desde a aprovação do Decreto, está…

Aprovada em 10 de setembro pelos Deputados Estaduais, o fim da cobrança do diferencial de alíquotas pode ser questionado pelo Governo Estadual. Por isso, a Fecomércio-RS, desde a aprovação do Decreto, está sugerindo que os empresários sigam recolhendo o ICMS das compras interestaduais, ou depositando em juízo.

O consultor tributário da entidade, Rafael Borin, gravou um vídeo sugerindo que os varejistas sigam efetuando o pagamento, até haver uma solução definitiva sobre o tema, esta indicação ocorre, pois não houve ganho de causa real, tanto no Judiciário como no Poder Legislativo.

A cobrança de 17% de ICMS para produtos que vêm de outros Estados foi instituída em março de 2009, no governo Yeda Crusius. O governo estadual diz que a cobrança cobre a diferença entre o ICMS gaúcho e o de outros Estados, igualando assim o Rio Grande do Sul em relação ao resto do país.

Os lojistas alegam prejuízos, sendo que os que mais reclamam são os pequenos e micros empresários, que já pagam a diferença pelo Simples Nacional. Os principais produtos que sofrem com esta alíquota são brinquedos, roupas, tênis, malhas e as mochilas.

Veja também

    Noticias

    Prejuízo ao comércio amplia debate sobre furto de cabos em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Orientação ao comércio nos jogos do Brasil na Copa do Mundo

    Veja mais
    Noticias

    Diferença de preços em produtos juninos chega a 300% em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Varejo aposta em estratégias promocionais e mantém bom desempenho no Dia dos Nam...

    Veja mais