Fecomércio-RS reúne parlamentares gaúchos para confraternização em Brasília

A diretoria da Fecomércio-RS, liderada pelo presidente Zildo De Marchi, reuniu deputados federais gaúchos nesta terça-feira (8), para apresentar sua posição a respeito de diversos projetos de lei que…

A diretoria da Fecomércio-RS, liderada pelo presidente Zildo De Marchi, reuniu deputados federais gaúchos nesta terça-feira (8), para apresentar sua posição a respeito de diversos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que impactam nas atividades do setor terciário, em um jantar de confraternização, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.

De Marchi lembrou a tradição gaúcha para a política e para o trabalho incessante em busca do desenvolvimento da sociedade. “Esse encontro é uma aproximação e também a demonstração do respeito que temos pelo parlamento nacional e, em especial aos nossos deputados e senadores gaúchos, já que somos um estado vocacionado ao progresso e temos o trabalho como cerne de nossas ações”, destacou o dirigente.

Representando a CNC, o vice-presidente Gil Siuffo, destacou o compromisso das entidades e dos parlamentares em trabalharem em conjunto para minimizar mazelas e atuarem pelo bem das empresas e dos cidadãos. “Iniciativas como essa são muito importantes para estabelecermos afinidades não apenas na hora de aplaudir as causas em comum, mas também para cobrar e apontar as divergências”, apontou Siuffo.

Projetos de lei na pauta da Fecomércio-RS

Na pauta entregue aos parlamentares, a entidade se manifestou favorável ao projeto de lei do executivo de criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa e do projeto de lei da senadora Ideli Salvatti, que inclui novas atividades de prestação de serviços no Simples Nacional. “Considerando que 99% das empresas no Brasil constituem-se de micro e pequenos estabelecimentos, e no Rio Grande do Sul esse número alcança 99,3%, a extensão do regime favorecido contribuirá substancialmente para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda”, afirmou o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi. Conforme o dirigente, 99,14% das empresas do comércio e serviços também são micro e pequenas, daí a importância da inclusão dos representantes comerciais na categoria do Simples. A Fecomércio-RS também defende a aprovação do projeto que mantém o pagamento da contribuição sindical das microempresas e pequenas empresas optantes do Simples Nacional e do que susta a Portaria do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto. “Esta Portaria foi postergada diversas vezes, atestando sua desconexão com a realidade e a necessidade dos empreendimentos se adequarem a esse sistema, que acarreta altos custos para a aquisição e manutenção do sistema”, destaca Zildo De Marchi. Entre os projetos em tramitação dos quais diverge, a Fecomércio-RS relaciona os referentes à regulamentação da profissão de comerciário, à redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e aumento do valor da hora extra de 50% para 75%. A entidade também é contrária à ampliação da licença-paternidade de 5 para 15 dias e à alteração na CLT que concede estabilidade provisória aos empregados indicados como testemunha em juízo em reclamações trabalhistas. A Fecomércio-RS não concorda, ainda, com a criação do Serviço Social do Turismo e do Sérvio Nacional de Aprendizagem do Turismo. “Os recursos decorrentes da eventual contribuição compulsória das empresas deste setor são, isoladamente insuficientes para investir e custear ações amplas e efetivas para o trabalhador da atividade turística, como é realizado atualmente através do Sesc e do Senac”, justificou Zildo De Marchi.

Comitiva gaúcha recepciona em Brasília

Além do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, participaram da recepção aos parlamentares os vice-presidentes Luiz Carlos Bohn, Luiz Antônio Baptistella, Ronaldo Sielicow, Leonardo Schreiner, Olmiro Walerdorf, Ibrahim Mahmud, Maria Cecília Pozza, Flávio José Gomes, Nelson Lídio Nunes, Manuel Suarez e João Oscar Aurélio. Entre os deputados federais presentes estavam Afonso Hamm, Alceu Moreira, Darlei De Deus Hinterholz, Darcísio Perondi, Giovani Cherini, Jerônimo Goergen, Luis Carlos Heinze e Vilson Covatti.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais