Feira Brasileira do Varejo encerra com mais de R$ 9 milhões em negócios

A maior feira do setor varejista brasileiro reuniu cerca de 8 mil pessoas durante os três dias de evento.

A 7ª edição da Feira Brasileira do Varejo, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre encerrou nesta quinta-feira, dia 30 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, com números que superaram as expectativas: foram mais de R$ 9,6 milhões em negócios, incluindo o RS Moda – uma das atrações do evento.  O resultado é 37% maior que o projetado. Para Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre, a FBV é resultado do engajamento de pessoas que tornam este grande evento uma referência nacional. “É uma oportunidade para quem busca atualização, conhecimento e novos negócios”, afirmou.

Os mais de 8,1 mil visitantes puderam conferir as novidades dos 91 expositores e participaram de palestras com grandes nomes nacionais. A Feira se consolidou como um espaço de possibilidades ideal para empresários, fornecedores, consultores e demais profissionais do setor realizarem negócios, divulgarem produtos e serviços, e construírem uma ampla rede de contatos. De acordo com Ronaldo Sielichow, presidente da FBV, a feira reúne atrações em diversas áreas do varejo. “A sociedade só tem a ganhar com toda a troca de experiências e conhecimento transmitidos no evento”, enfatizou.

Congresso Brasileiro do Varejo
Com fortes nomes do empreendedorismo e varejo, o Congresso Brasileiro do Varejo teve mais de 20 horas de debate e compartilhamento de conhecimento. A sétima edição do congresso contou com a  referências do mercado varejista das áreas de Moda; Franquias, Serviços e Conveniências; Marketing, Gestão e Relacionamento; e Tecnologia e Inovação. Entre os palestrantes estiveram nomes como Julio Mottin, da Panvel; Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero; Andrea Iorio, diretor de inovação da L’Oreál; Cristiana Arcangeli, empresária e apresentadora do SharkTank Brasil; Oskar Metsavaht, fundador e diretor de criação e estilo da Osklen; e Paulo José, diretor de comunicação e marketing da Leroy Merlin Brasil; Cris Guerra, escritora e produtora de conteúdo; Sheila Makeda, diretora da Makeda Cosméticos; Rick Chesther, escritor, empreendedor e palestrante; Ênio Garbin, líder de soluções de indústria da IBM Brasil; Walter Longo, ex-presidente do Grupo Abril; e Santiago Uribe, antropólogo e chefe do Escritório de Resiliência de Medelín.

Satisfação dos participantes e congressistas
A pesquisa de satisfação realizada durante o evento mostrou que 97% das pessoas que estiveram na FBV consideram o evento importante para o desenvolvimento do setor e 98% afirmaram que retornarão na próxima edição. Já entre os congressistas, a satisfação teve nota média de 9, com 98% deles considerando a Feira importante para o crescimento do setor e 99% afirmando que retornariam para compartilhar conhecimento com os visitantes.

RS Moda
Iniciativa realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), o RS Moda teve a sua primeira edição como integrante da Feira Brasileira do Varejo. Com aulas, bate-papos e desfiles durante os três dias de evento, as atividades voltadas para o setor receberam nomes como Oskar Metsavaht, da Osklen, e Cris Guerra, escritora e produtora de conteúdo, e Claudia Matarazzo, jornalista especializada em etiqueta e comportamento.

Desafio Fashion
O tradicional Desafio Fashion realizou sua quarta edição e promoveu estudantes e profissionais da moda, que apresentaram seus projetos para o público visitante, expositores e empresários do segmento. Com mentoria da ESPM-Sul, o tema do desafio foi “a transição do século XX para o XXI na moda no Rio Grande do Sul”.

Neste ano, além de estudantes, profissionais da moda puderam mostrar o seu talento no desafio, que foi dividido em “Novos Designers” e “Acadêmico”. Os vencedores na categoria “Novos Designers” foram a Equipe APICE, com o líder Pedro Antônio Matas, Gloria Castro, Roberta Lima, Lais Muniz, Carina SIlveira e Luísa Bolson. Já em “Acadêmicos”, os reconhecimentos foram para a equipe KAMAHLEOA, composta pela líder Mariana Ruaro de Vasconcelos, Natali Bittencourt Soza, Fábio Nunes de Moura e José Roberto Weingartner Júnior.

No próximo ano, o vencedor da categoria “Novos Designers” terá um estande no RS Moda. Já a equipe vencedora no “Acadêmicos” fará um desfile no palco do espaço destinado à moda.

Varejo Now

A iniciativa que contou com desafios durante os três dias de evento, também revelou os vencedores do Design Sprint, competição que buscou desenvolver inovações para temáticas emergentes na área do varejo. A startup vencedora foi a Cliente Ideal, que recebeu premiação de R$ 4 mil, além de acesso a rodada de co-criação com o Sindilojas Porto Alegre para aprimoramento da ideia, pacote de workshops e mentorias (1 workshops e 2 mentorias) e pacote de horas de coworking na Unilasalle, H2HUB e Tecnosinos. Já o segundo lugar ficou com a startup Cesta Ideal.

Já no Like A Boss, que selecionou startups para um desafio de pitches – apresentação de ideias e produtos – com soluções voltadas ao varejo, os vencedores foram a Polvo Spot e Smart Composer, primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Durante os três dias de Feira, o espaço promoveu ainda o  Connect Biz, que teve a missão de unir startups e empresas.